Mostrar registro simples

dc.creatorSousa, Edivaldo Monteiro de
dc.date.accessioned2016-05-10
dc.date.available2016-05-10
dc.date.issued2015-09-03
dc.identifier.citationSOUSA, Edivaldo Monteiro de. Concepts and practices of teaching of Course in Agricultural Integrated Technical Teachers to IFTO Middle School - Campus Araguatins. 2015. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7235
dc.description.abstractThis dissertation is linked to the Line of Research School Practice and Public Policy, the Graduate Program in Education, UFSM. What was to investigate the conceptions and teaching practices of the Technical Course teachers in the Integrated Agricultural High School, Campus Araguatins? The study is qualitative, with methodological emphasis on semi-structured interview, which leverages a wealth of data, giving the opportunity to research a broad knowledge about the object of research. The survey was conducted with the part of the said course teachers. The theoretical and methodological references that supported this study were: Bardin (2004), Freire (1998), Nagle (1974), Sacristan (1995) Tardif (2005.2012), among others. The survey showed that the attitude of employees teachers in the context of their teaching practices, has been charged with interests in the acquisition and incorporation of knowledge necessary to the craft of being a teacher. It can be argued that the teachers surveyed are somewhat daring as they are always looking to improve their teaching practices to meet this educational context.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subjectTeaching knowledgeeng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.titleConcepções e práticas de docência dos professores do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFTO - Campus Araguatinspor
dc.title.alternativeConcepts and practices of teaching of Course in Agricultural Integrated Technical Teachers to IFTO Middle School - Campus Araguatinseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado está vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFSM. Buscou investigar Quais as concepções e práticas de docência dos professores do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, no Campus Araguatins? O estudo tem natureza qualitativa, com ênfase metodológica na entrevista semi estruturada, que potencializa uma riqueza de dados, oportunizando ao pesquisador um amplo conhecimento sobre o objeto de pesquisa. A pesquisa foi realizada com parte dos professores do referido Curso. As referências teórico-metodológicas que sustentaram esse estudo foram: Bardin (2004), Freire (1998), Nagle (1974), Sacristán (1995) Tardif (2005,2012), entre outros. A pesquisa apontou que a postura dos docentes colaboradores, no contexto de suas práticas pedagógicas, vem carregada de interesses na aquisição e incorporação de saberes necessários ao ofício de ser professor. É possível afirmar que os professores pesquisados são de certa forma, ousados, pois estão sempre em busca de melhorar suas práticas pedagógicas para atender a este contexto de ensino.por
dc.contributor.advisor1Tomazetti, Elisete Medianeira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3942924352722374por
dc.contributor.referee1Fávero, Altair Alberto
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5866881378328643por
dc.contributor.referee2Ramos, Nara Vieira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3258515109652211por
dc.contributor.referee3Sarturi, Rosane Carneiro
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4133511150582100por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3458502047667696por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples