Mostrar registro simples

dc.creatorRodrigues, Michele de Oliveira
dc.date.accessioned2016-06-02
dc.date.available2016-06-02
dc.date.issued2015-12-09
dc.identifier.citationRODRIGUES, Michele de Oliveira. BE TEACHING IN MANAGEMENT AND BE MANAGER IN TEACHING: A LOOK ON THE INITIATION TO CAREER IN THE UNIVERSITY CONTEXT. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7241
dc.description.abstractThis study is linked to the Program of Graduate Studies in Education (PPGE), research Line 1 - Formation, Knowledges and Professional Development. It had as its central theme the teaching and management at the beginning of the university career. The general objective of the research was to investigate the management of references that influence the beginner teachers to act as managers coordinators in graduation courses of the Federal University of Santa Maria (UFSM), as regards to the entry into the career and the assumption to management roles at the beginning of the teaching career. Specifically, we worked the following objectives: a) understand the configuration of the management dynamics leds by the beginners managers coordinators in undergraduate courses; b) recognize the confrontations of beginning teachers on assuming management positions in undergraduate courses; c) recognizing learning processes produced by beginning teachers on assuming management positions in undergraduate courses. The methodology involved a qualitative research of narrative bias (BAUER; GASKELL, ALLUM, 2004; BOLIVAR; Sunday; Fernández, 2001; CONNELLY; Clandinin, 1995; HUBERMAN, 1998; MC EWAN, 1998) and the data analysis was given from the discursive textual analysis (MORAES, 2003; MORAES; Galiazzi, 2007). The theoretical-conceptual definition was built from the concepts: complexity of teaching, formation of the trainer and teaching and teacher learning moviments, early teaching career , management models, ambience and teaching resilience.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAmbiência gestorapor
dc.subjectModelos de gestãopor
dc.subjectEntrada na carreira docentepor
dc.subjectAprendizagem docentepor
dc.subjectManagement ambienceeng
dc.subjectManagement modelseng
dc.subjectEntry into the teaching professioneng
dc.subjectTeacher learningeng
dc.titleSer docente na gestão e ser gestor na docência: um olhar sobre a iniciação à carreira no contexto universitáriopor
dc.title.alternativeBe teaching in management and be manager in teaching: a look on the initiation to career in the university contexteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Linha de pesquisa 1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Teve como temática central a docência e a gestão no início da carreira universitária. O objetivo geral da pesquisa foi investigar as referências de gestão que influenciam os docentes iniciantes ao atuarem como coordenadores gestores nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no que se refere, à entrada na carreira e a assunção aos cargos de gestão no início da carreira docente. Especificamente, trabalhamos os seguintes objetivos: a) compreender a configuração das dinâmicas de gestão lideradas pelos coordenadores gestores iniciantes nos cursos de licenciatura; b) reconhecer os enfrentamentos dos professores iniciantes ao assumirem cargos de gestão nas licenciaturas; c) reconhecer os processos de aprendizagem produzidos pelos professores iniciantes ao assumirem cargos de gestão nas licenciaturas. O processo metodológico envolveu uma pesquisa qualitativa de viés narrativo (BAUER; GASKELL, ALLUM, 2004; BOLÍVAR; DOMINGO; FERNÁNDEZ, 2001; CONNELLY; CLANDININ, 1995; HUBERMAN, 1998; MC EWAN, 1998) e a análise dos dados deu-se a partir da análise textual discursiva (MORAES, 2003; MORAES; GALIAZZI, 2007). A definição teórico-conceitual foi construída a partir dos conceitos: complexidade da docência, a formação do formador e movimentos da docência e da aprendizagem docente, início da carreira docente, modelos de gestão, ambiência e resiliência docente.por
dc.contributor.advisor1Veiga, Adriana Moreira da Rocha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701517Y3por
dc.contributor.advisor-co1Powaczuk, Ana Carla Hollweg
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751490T1por
dc.contributor.referee1Corte, Marilene Gabriel Dalla
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1554366181630485por
dc.contributor.referee2Oliveira, Francisco Nilton Gomes de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8810489697768335por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0148618667270712por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples