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dc.creatorBrezolin, Caroline Ferreira
dc.date.accessioned2016-06-28
dc.date.available2016-06-28
dc.date.issued2015-10-15
dc.identifier.citationBREZOLIN, Caroline Ferreira. IMAGINARY SIGNIFICATIONS ON TEACHER S CONTINUING EDUCATION. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7249
dc.description.abstractThis work is the result of a master's research, developed in the course of Postgraduate in Education in the Federal University of Santa Maria, in the years 2013-2015, registered on Education, Knowledge and Professional Development line. This research is a qualitative approach and sets up as a case study, conducted from observations, conversations and semi-structured dialogue with four cooperating teachers who work at the Municipal School of Early Childhood Education Borges de Medeiros of Santa Maria, Rio Grande do Sul. To support this study on teacher‟s education I use authors as Nóvoa (2009) Ferry (2004), more specifically on continuing education Moreira (2002) and Imbernon (2010). Regarding the Social Imaginary field I bring Castoriadis (1982) and Oliveira (1997, 2006, 2010, 2012), other authors that help to explore this theory. The discussions I create in this dissertation are under the Social Imaginary view, which brings the idea that man is imaginary and imagination, so he has the ability to create new forms, in addition to the already established. In this case, this framework helps us to understand that the education model that currently prevails, may have another configuration and take other directions for the subjects involved. In this study I had as main objective: to understand what are the imaginary meanings of the teachers on continuing education that they organize. In summary, during the research, there was the expansion of the concept of continuing education because the collaborators consider the weekly pedagogical meetings and dialogues about school planning involvement with the university, mediators of education devices. The school performs an establishing movement in the continuing education by organizing their own training, showing that this is the best place for the continuing education of teachers to take place, because to the participants it is important to discuss issues and share knowledge that arise in the work context.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectImaginário instituintepor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectEscola básicapor
dc.subjectDispositivopor
dc.subjectImaginary institutingeng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectBasic schooleng
dc.subjectDeviceeng
dc.titleSignificações imaginárias sobre a formação continuada de professorespor
dc.title.alternativeImaginary significations on teacher s continuing educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no curso de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, nos anos de 2013 a 2015, inscrito na linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e configura-se como um estudo de caso, realizado a partir de observações, conversas e um diálogo semiestruturado com quatro professoras colaboradoras que atuam na Escola Municipal de Educação Infantil Borges de Medeiros de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Utilizo para embasar este estudo acerca da formação docente autores como Nóvoa (2009) Ferry (2004), mais especificamente sobre formação continuada Moreira (2002) e Imbernón (2010). Já no que tange ao campo do Imaginário Social trago Castoriadis (1982) e Oliveira (1997, 2006, 2010, 2012), outros autores que auxiliam a explorar essa teoria. Essas discussões que faço na dissertação são sob o olhar do Imaginário Social, que traz a concepção de que o homem é imaginário e imaginação, por isso tem a capacidade de criar novas formas, além das já instituídas. Neste caso, esse referencial nos ajuda a compreender que o modelo de formação que predomina atualmente pode ter outra configuração e assumir outros sentidos para os sujeitos implicados. Na realização deste estudo tive como principal objetivo: compreender quais as significações imaginárias dos professores sobre a formação continuada que organizam. Em síntese, no decorrer da pesquisa, constatou-se a ampliação do conceito de formação continuada, pois as colaboradoras consideram as reuniões pedagógicas semanais e os diálogos acerca do planejamento escolar envolvimento com a universidade, dispositivos mediadores da formação. A escola realiza um movimento instituinte na formação continuada ao organizar sua própria formação, mostrando que esse é o melhor lugar para ocorrer a formação continuada de professores, uma vez que, para as colaboradoras, é importante discutir temáticas e compartilhar saberes que surgem no contexto de trabalho.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728785U2por
dc.contributor.referee1Forster, Mari Margarete dos Santos
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780593Y8por
dc.contributor.referee2Zanella, Andrisa Kemel
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4533557H5por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0664822036778751por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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