Caracterização das ações realizadas no âmbito de subprojetos Pibid/Capes de educação física no Rio Grande do Sul
Abstract
A pesquisa aqui relatada teve como objetivo estabelecer possíveis relações das ações realizadas em Subprojetos PIBID/CAPES da área curricular de Educação Física (EF) no estado do Rio Grande do Sul (RS) com as desenvolvidas nas Instituições de Ensinos Superiores (IES) e nas Escolas e Educação Básica (EEB). Nesse sentido, procuramos responder o seguinte problema de pesquisa: Que aspectos principais caracterizam as ações realizadas em Subprojetos PIBID/CAPES da área curricular de Educação Física desenvolvidos no estado do Rio Grande do Sul? Centramos nosso estudo nas Instituições de Ensino Superior (IES) que estão desenvolvendo Subprojetos PIBID/CAPES dessa área curricular no RS. Utilizamos como fontes de informações: (1) sujeitos, 10 BCA e 47 BID; (2) documentos (10 textos completos desses Subprojetos analisados mediante a roteiro próprio). Em relação às análises das ações desenvolvidas por Subprojetos PIBID/CAPES da área curricular de EF, podemos afirmar que: a organização dos Subprojetos PIBID/CAPES respeita as normativas presentes na Portaria nº 096, mas diferem-se quanto ao número de bolsistas envolvidos, ao nível de atuação e ao número de ações previstas nos textos completos dos Subprojetos. Em relação desenvolvimento das ações realizadas nos Subprojetos foi possível constatar a disparidade existente na distribuição das cargas horárias dos BID, assim como foi possível também constatar que nos textos dos Subprojetos não são detalhadas das ações específicas dos bolsistas, mas com base na fala dos mesmos é possível atribuir ações próprias aos mesmos. Dentre as relações estabelecidas entre as ações realizadas em Subprojetos e a situação da EF nas escolas envolvidas constatamos que o significado atribuído a EF na escola requer atenção ao apontar mazelas pertinentes como: a EF como elemento coringa, a substituição das aulas por festividades, as dificuldades dos professores em justificar a sua prática pedagógica e o distanciamento entre referenciais teóricos da área e as ações desenvolvidas nas escolas. As relações estabelecidas pelos BID entre as ações realizadas nos Subprojetos PIBID/CAPES e as atividades desenvolvidas nos cursos de licenciatura nos permitem constatar o distanciamento dos saberes transmitidos nas disciplinas dos cursos de graduação das situações escolares. Portanto, essas ações evidenciam a existência de peculiaridades na organização dos Subprojetos.