Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Alceu Júnior Paz da
dc.date.accessioned2007-08-22
dc.date.available2007-08-22
dc.date.issued2007-05-28
dc.identifier.citationSILVA, Alceu Júnior Paz da. Chemistry in Adult and Youth Education: science and ideology. 2007. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7262
dc.description.abstractThe contemporary setting of huge unemployment and precarization of work has brought to Adult and Youth Education courses an imaginary that secondary education is fundamental for professional qualification and achievement of (better) jobs. The objective of this work is to problematize the Chemistry curriculum according to young and adults interests in order to qualify them to the world of work. For that purpose, we adopted Michael Apple s curriculum theory and some contributions of Gramsci s Marxist social theory as methodological and theoretical tools to investigate hegemonic aspects in which the curriculum is immersed. By analyzing the curriculum as a space of struggle for social hegemony, we conclude that is promising to explore the historical approach of the chemical knowledge as a mediator element of counterhegemonic educational practiceseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurrículo de químicapor
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectIdeologiapor
dc.subjectChemistry curriculumeng
dc.subjectAdult and youth educationeng
dc.subjectIdeologyeng
dc.titleA química na EJA: ciência e ideologiapor
dc.title.alternativeChemistry in Adult and Youth Education: science and ideologyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO cenário contemporâneo de desemprego massivo e de intensificação da precarização do trabalho tem levado para o interior dos cursos de Educação de Jovens e Adultos o imaginário de que a escolarização média é fundamental para a qualificação profissional e a conquista de (melhores) empregos. O objetivo deste trabalho é problematizar o currículo da disciplina de Química frente ao interesse destes jovens e adultos em se qualificarem para o mundo do trabalho. Para isso utilizamos a teoria do currículo de Michael Apple e as contribuições da Teoria Social Marxiana de Gramsci como instrumentos teórico-metodológicos a fim de investigarmos os aspectos hegemônicos nos quais o currículo está imerso. Tomando o currículo como espaço de disputa pela hegemonia social, concluímos que é promissor explorar a abordagem histórica do conhecimento químico como elemento mediador de práticas educativas contra-hegemônicaspor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3628223248832085por
dc.contributor.referee1Rays, Oswaldo Alonso
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7733901266140847por
dc.contributor.referee2Auler, Décio
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5197105723843870por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples