História da Escolinha de Artes do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria/RS
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Data
2007-05-17Primeiro membro da banca
Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo foi realizado na Linha de Pesquisa Educação e Artes do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Ele apresenta a história da Escolinha de Artes/UFSM, de Santa Maria, e se sustenta na necessidade de se conhecer essa história que vem se desenvolvendo na área da Arte/Educação há mais de quarenta anos de forma atenta e contextualizada frente às tendências modernas e contemporâneas do ensino da Arte. Os objetivos foram reconstruir a história da Escolinha de Artes do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria com as transformações sofridas por ela através do tempo e contextualizá-la dentro de um cenário maior que é o da Arte/Educação no Brasil e do Movimento Escolinhas de Arte. Nesta contextualização histórica são trazidas referências sobre a importância da história, da historiografia e
da memória como fonte histórica com base em autores como DIEHL (2002), CAMBI (1999), NÓVOA (1995), procurando situar as tendências historiográficas dentro de uma visão contemporânea com ajuda de MORIN (2003) e SANTOS (2002). Para iniciar a história da Arte/Educação foi realizada uma síntese dos acontecimentos históricos que levaram aos contextos moderno e contemporâneo da Arte/Educação no Brasil, onde a principal referência de pesquisa está no trabalho de BARBOSA (1978, 1982, 1984, 1986, 1994, 1997, 2003). Assim se chega ao contexto do Movimento Escolinhas de Arte onde são contemplados a criação da Escolinha de Arte do Brasil, o desenvolvimento das Escolinhas e sua repercussão no campo arte/educacional brasileiro. Nessa etapa as principais referências foram RODRIGUES (1972, 1980), VARELA (1972,1986, 1988) e AZEVEDO (2001, 2003).
A pesquisa da história da Escolinha aconteceu segundo uma abordagem qualitativa tendo como fontes de pesquisa o acervo de documentos e imagens da Escolinha e entrevistas com três arte/educadores que participaram da história da Escolinha em tempos distintos. Assim colaboraram com suas memórias Lia Maria Cechella Achutti, José Francisco Goulart e Elza Hirata. As entrevistas em profundidade podem ser caracterizadas como abertas e semiestruturadas. Para aprofundar os estudos sobre estas questões metodológicas as principais referências foram MINAYO (1994), BOGDAN (1994), BIKLEN (1994), BAURER (2002) e GASKEL (2002). Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram, dessa forma, a análise documental, imagem de registro e a entrevista
qualitativa. O maior resultado da investigação foi a constituição da história da Escolinha de Artes do Centro de Artes e Letras, até hoje inexistente, sendo esta a maior contribuição para a arte/educação, construída com base nas entrevistas e na análise de vários documentos como artigos, estatutos, portarias, planejamentos, relatórios, projetos e imagens do Laboratório de Iniciação e Criatividade em Artes (a Escolinha). Esta pesquisa mostra como foram as atividades e as transformações históricas da Escolinha desde sua criação, o envolvimento de profissionais com o ideário do
Movimento Escolinha de Arte, as transformações ocorridas e o vínculo com os cursos do Departamento de Artes Visuais, Musica e Teatro da Universidade Federal de Santa Maria