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dc.creatorRosa, Denise Ferreira da
dc.date.accessioned2016-11-16
dc.date.available2016-11-16
dc.date.issued2016-07-15
dc.identifier.citationROSA, Denise Ferreira da. PRODUÇÃO DO SUJEITO DEFICIENTE NO CONTORNO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7278
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectPúblico alvopor
dc.titleProdução do sujeito deficiente no contorno das políticas de educação inclusiva e da formação de professores em educação especialpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsse estudo tem como foco a produção de um tipo de sujeito com deficiência. Para tanto, tomei como material de pesquisa relatórios de Estágio Supervisionado/Déficit Cognitivo do Curso de Educação Especial Licenciatura Plena Diurno/CE da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), escritos pelos acadêmicos em formação, no final do Curso, considerando o atravessamento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva - PNEEPEI de 2008 nos relatórios. Como objetivo do estudo, analisar as narrativas produzidas pelos acadêmicos da Educação Especial para entender de que maneira essa formação produz os modos de narrarem os sujeitos com deficiência em uma possível legitimação política, que caracteriza um público-alvo em que atuam aqueles que se formam no Curso de Educação Especial. Um público-alvo a ser diferenciado pela condição de deficiência na escola inclusiva. Foram tomados, como materiais de análise, relatórios de Estágio Supervisionado/Déficit Cognitivo produzidos entre 2010 e 2013. Para compor um cenário de análise, tomei a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008, e alguns documentos de cunho internacional. Dentre eles, a Declaração Mundial de Educação para Todos (1990) e a Declaração de Salamanca (1994), esses que em conjunto dizem da racionalidade política das práticas inclusivas. Foram-me importantes, nesse processo de pesquisa, as noções de sujeito, discurso e normalidade tomados dos estudos foucaultianos. A partir da análise empreendida, ao pensar a Educação Especial em uma perspectiva inclusiva, vi uma possibilidade de captura dos sujeitos com deficiência, sob a insígnia público-alvo da Educação Especial. Percebo que a malha da rede da PNEEPEI (2008) é tão específica e tão alargada ao ponto de capturar os sujeitos agora definidos como público-alvo da Educação Especial. Também, capaz de capturar, no discurso inclusivo, os sujeitos que, na condição de acadêmicos, atuam com o sujeito com deficiência. Assim, esses discursos colocam a Educação Especial como uma prestadora de serviços transversais nos níveis e modalidades de ensino, que devem garantir a eliminação de barreiras no processo de escolarização do público-alvo da Educação Especial. Foi possível pensar, ainda, que os acadêmicos se posicionam como expertise da Educação Especial, e com tal assumem a condição de dar certa visibilidade ao público-alvo pois, ao dizerem e caracterizarem os sujeitos como público, atuam para operar o jogo da vontade de conhecer e da vontade de corrigir esses sujeitos.por
dc.contributor.advisor1Possa, Leandra Bôer
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1050405469171971por
dc.contributor.referee1Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798417Z2por
dc.contributor.referee2Morgenstern, Juliane Marschall
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757174T0por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3669205120517881por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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