Entrelaçamento da história de vida com os processos formativos de uma professora de escola no campo do município de Restinga Sêca/RS
Abstract
Esta pesquisa de Mestrado em Educação, vinculada à Linha de pesquisa
Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1) do Programa de Pós-
Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM),
surge do interesse em pesquisar como a história de vida de uma professora
alfabetizadora, que trabalha em uma escola no campo do município de Restinga
Sêca/RS, relaciona-se com os seus processos formativos enquanto docente.
Através deste estudo, busco fazer uma aproximação da professora alfabetizadora às
suas memórias das trajetórias pessoais e profissionais de vida, relembrando etapas
de seus processos de formação. A pesquisa é de cunho qualitativo conforme
estudos de Bogdan e Biklen (1994), utilizando a metodologia história de vida, sendo
as produções obtidas através de encontros que foram agendados com a
colaboradora. Os instrumentos que fizeram parte da coleta de informações são a
entrevista semiestruturada oral e escrita, registros em diário de campo e os relatos
autobiográficos, também orais e escritos, sendo todos estes gravados, transcritos e
organizados conforme as seguintes categorias de análise: Memórias de escola,
Formação Inicial e Prática docente. Entre os autores que fizeram o aporte teórico
neste trabalho, estão Abrahão (2006, 2008), Antunes (2007, 2010, 2014), Arroyo
(2000), Bosi (1994), Caldart (2000), Farias (2015), Freire (2011), Josso (2000, 2006),
Meurer (2010), Nóvoa (1988), Passeggi (2006), Tardif (2010), Souza (2006), entre
outros, que colaboram para os estudos sobre formação de professores, histórias de
vida e educação no campo. Ao concluir este trabalho consigo dar visibilidade e
possibilidade para esta professora que atua em escola no campo, em revisitar os
seus processos de formação e também, sentir-se valorizada perante o trabalho que
realiza. A valorização dos seus saberes contribuiu para que esta docente acredite no
potencial de transformação das escolas no campo onde ela atua.