dc.creator | Casagrande, Ieda Maria Kleinert | |
dc.date.accessioned | 2007-09-13 | |
dc.date.available | 2007-09-13 | |
dc.date.issued | 2006-06-23 | |
dc.identifier.citation | CASAGRANDE, Ieda Maria Kleinert. O projeto Januário da Cunha Barbosa: contribuições para a memória da instrução elementar pública brasileira. 2006. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7292 | |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Primeiro império do Brasil | por |
dc.subject | Instrução pública | por |
dc.subject | Projeto Januário da Cunha Barbosa | por |
dc.subject | Escola de primeiras letras | por |
dc.subject | Decreto-Lei de 1827 | por |
dc.title | O projeto Januário da Cunha Barbosa: contribuições para a memória da instrução elementar pública brasileira | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O Projeto Januário da Cunha Barbosa, apresentado ao Parlamento Nacional em 1826, representa a origem da Escola
de Primeiras Letras no Brasil e deste projeto resultou o Decreto de 15 de outubro de 1827. Este trabalho apresenta
um estudo documental deste Projeto de Lei sobre Instrução Pública do Império do Brasil e suas relações com o
Decreto-Lei de 1827 que criava a Escola de Primeiras Letras. A análise parte de uma contextualização históricosocial
e temporal do Primeiro Império Brasileiro no período compreendido entre 1822 a 1831 no contexto das
relações existentes entre a parte oficial da história geral do Brasil e a história da educação elementar. Destacam-se
os princípios do que se preconizou como educação moderna frente às necessidades da educação pública, obrigatória,
gratuita e laica; a História da Instrução Elementar Pública Brasileira, as origens da Escola de Primeiras Letras, seus
princípios históricos políticos e pedagógicos. O trabalho está dividido em três capítulos, tratando respectivamente do
Contexto do Brasil Imperial de 1822-1831; da Estrutura Educacional do Império Brasileiro e da Educação Brasileira
no Primeiro Império: o Projeto Januário da Cunha Barbosa e o Decreto-Lei de 15 de Outubro de 1827. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Sueli Menezes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3883536502592508 | por |
dc.contributor.referee1 | Corsetti, Berenice | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7405584392319464 | por |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Maria Arleth | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4430499313179506 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6982158992145005 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |