Mostrar registro simples

dc.creatorFernandes, Francene Fabrícia
dc.date.accessioned2007-10-16
dc.date.available2007-10-16
dc.date.issued2004-07-02
dc.identifier.citationFERNANDES, Francene Fabrícia. WORKING WITH THE DEATH AND THE MEDICAL EDUCATION. 2004. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7301
dc.description.abstractThe present work has the objective to investigate how the medicine student notices his preparation to work with the death during the degree course. For that the qualitative approach was used. Fifteen students were interviewed, being five of the first, five of the fifth and five of the eleventh semesters. The analysis of the data was accomplished using the method of Analysis of Content according to conceptions of Bardin (1991) and was based on theoretical basis regarding the context of the teaching of the medicine, medical education, process teaching / learning, the doctor while teacher, the teacher's function in medicine, the man's relationship with the death, the death as a challenge for the medicine student and the doctor and the medicine student's preparation to work with the death. Conclusively it can be noticed that the presence of the death is a constant in the medicine students' academic life, generating anguish and taking them to develop intense defensive resources. Initiatives are noticed in offering to the academics linked resources like their own medical formation where they can elaborate the inherent anguishes to it, and manly those referring to the death of patient. It is necessary however, to consolidate these initiatives turning them more and more common, accessible and close of the academics.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectMortepor
dc.subjectMedicinapor
dc.subjectEducação médicapor
dc.subjectMédicospor
dc.titleO lidar com a morte e a educação médicapor
dc.title.alternativeWorking with the death and the medical educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de investigar como o estudante de medicina percebe o seu preparo para lidar com a morte durante o curso de graduação. Para tanto se utilizou a abordagem qualitativa. Foram entrevistados quinze estudantes, sendo cinco do primeiro, cinco do quinto e cinco do décimo primeiro semestres. A análise dos dados foi realizada a partir do método de Análise de Conteúdo conforme concepções de Bardin (1991) e baseou-se em fundamentação teórica referente ao contexto do ensino da medicina, educação médica, processo ensino/ aprendizagem, o médico enquanto docente, a função do docente em medicina, a relação do homem com a morte, a morte como um desafio para o estudante de medicina e o médico e o preparo do estudante de medicina para lidar com a morte. Conclusivamente pode-se perceber que a presença da morte é uma constante na vida acadêmica dos estudantes de medicina, gerando angústia e os levando a desenvolver recursos defensivos intensos. Percebem-se iniciativas em oferecer aos acadêmicos recursos vinculados a própria formação médica onde possam elaborar as angústias inerentes a ela, principalmente aquelas referentes a morte de pacientes. É necessário, no entanto, consolidar estas iniciativas tornando-as cada vez mais comuns, acessíveis e próximas dos acadêmicos.por
dc.contributor.advisor1Quintana, Alberto Manuel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798750D8por
dc.contributor.referee1Lampert, Jadete Barbosa
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769470D8por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777859U4por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples