Mostrar registro simples

dc.creatorMardini, Bruno Silva
dc.date.accessioned2007-11-07
dc.date.available2007-11-07
dc.date.issued2007-06-27
dc.identifier.citationMARDINI, Bruno Silva. Mãe de Deus Choir- Tupanciretã, RS: "It s half of my life, only he who sings knows what that s, like!?". 2007. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7305
dc.description.abstractThe present thesis was developed in the post-graduate program in education at the Universidade Federal de Santa Maria in the line of research in Education and Arts. It deals with a case study of the school youth choir Mãe de Deus , from the city of Tupanciretã in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, where 6 members of the choir with varying amounts of time with the group were investigated. The research approach was qualitative and the data collection was carried out through semi-structured interviews and Field notes of the choirmaster. The general objective was to investigate the role of the choir in the development of conceptions and musical actions of the members of the choir. Authors such as Teixeira (2005), Wöhl (2006), Schmeling (2003), Oliveira (2003), Hentschke (1995), Bellochio (1995), Coll (1994), Phillips (1992), Penna (1990) and Figueiredo (1990) were studied in the review of literature. The results obtained demonstrate the importance of the choir activity for the members of the choir. Given the fact that the school Mãe de Deus does not offer music classes and that the choir was the only formal musical activity available, it was considered by participants to be an agent in their musical construction development. The choir acts as a bond, where the union of voices remits the widest social and musical experiences of its participants. The musical actions practiced by the singers outside of the choir further maintain their link to the knowledge gained in the choir. Daily musical experiences are continuously related to the knowledge gained in the group. Thus, it is possible to see the role of the choirmaster who should be a mediator between the singers and the music itself. Themes such as vocal technique, voice change, the repertory and discussions on group singing should be given special attention in the youth choir. In conclusion, it is clear that the choir is an activity that enhances musical and social development in its participants and a offers a space for solidarity among the participants, which encourages the desire to collectively do the best.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectCoral juvenilpor
dc.subjectCoral escolarpor
dc.subjectConcepções e ações musicaispor
dc.subjectMusic educationeng
dc.subjectYouth choireng
dc.subjectSchool choireng
dc.subjectMusical actions and conceptionseng
dc.titleCoro Mãe de Deus- Tupanciretã/RS: "É metade de minha vida, só quem canta sabe o que é, né?"por
dc.title.alternativeMãe de Deus Choir- Tupanciretã, RS: "It s half of my life, only he who sings knows what that s, like!?"eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria na linha de Pesquisa em Educação e Artes. Trata-se de um estudo de caso sobre o coro juvenil Mãe de Deus, da cidade de Tupanciretã/RS, onde foram investigados seis coristas com tempos distintos de participação no grupo. A abordagem de pesquisa é qualitativa e o coleta de dados constitui-se de entrevista semi-estruturada e anotações de campo do pesquisador/regente. O objetivo geral centrou-se em investigar o papel do coro Mãe de Deus no desenvolvimento das concepções e ações musicais dos coristas. Fizeram parte do referencial teórico autores tais como: Teixeira (2005), Wöhl (2006), Schmeling (2003), Oliveira (2003), Hentschke (1995), Bellochio (1995), Coll (1994), Phillips (1992), Penna (1990) e Figueiredo (1990). Os resultados obtidos com a pesquisa apontam para a importância da atividade de canto coral para os cantores. Apoiando-se na realidade do Instituto Mãe de Deus de não possuir aulas de música no currículo e levando em conta que o coro Mãe de Deus representa a única atividade musical formalizada na escola, o mesmo foi destacado pelos participantes da pesquisa como um agente de construção e desenvolvimento musical. O coro atua como aglutinador, onde a união das vozes remete a vivências musicais e sociais mais amplas de seus participantes. As ações musicais praticadas pelos cantores fora da atividade coral mantém ligações com aprendizados dentro do coro. Vivências musicais diárias são constantemente relacionadas com os aprendizados vivenciados no grupo. Neste sentido, percebe-se o papel do regente, que deve promover uma mediação entre cantores e a música em si. Temas como a técnica vocal, a mudança de voz, o repertório e discussões sobre o cantar em conjunto, constituem-se em tópicos que devem ter uma atenção especial no coro juvenil. Finalizando, entende-se a atividade coral como potencializadora do desenvolvimento musical e social dos cantores, espaço que vivencia-se a solidariedade, a ajuda entre os participantes promovendo a vontade de coletivamente fazer o melhor.por
dc.contributor.advisor1Bellochio, Cláudia Ribeiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8653053694824805por
dc.contributor.referee1Garbosa, Luciane Wilke Freitas
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3551280130743903por
dc.contributor.referee2Beyer, Esther Sulzbacher Wondracek
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0675318030514120por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0434013980560566por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples