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dc.contributor.advisorMarques, Iuri Lammel
dc.creatorRosa, Ezequiel Bibiano da
dc.date.accessioned2015-03-17T15:14:08Z
dc.date.available2015-03-17T15:14:08Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/734
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis article shows the results obtained from an investigation that connected to Music Education to Media in Education. This research aims to investigate the possibilities of using the mobile phone as a teaching resource for music class, more specifically to the class of guitar. This investigation is an experimental research with a qualitative, practical and exploratory approach, as it aims to achieve results through controlled experiments, in which student volunteers underwent a process of teaching and learning that used a teaching method developed by the researcher. Studies of Westermann (2011) and Marques (2011) on teaching guitar in the distance served as the theoretical framework when it sought references to the pedagogy of the guitar. The work researched by Schmeling (2005) contributed as a basis for the practice of singing mediated by the media. Beineke was also used as a reference for the methodology of Music Education, as this author brings texts on music education from the model C(L)A(S)P by Swanwick. This research does not intend to investigate deeply into the theories of Swanwick, but to understand its importance to the teaching of music now a days. In this sense, this research tried to investigate the cell phone as a tool to support technical development for musical performance, both about playing the rhythms on the guitar as about singing songs chosen by students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectMídias na educaçãopor
dc.subjectTelefone celularpor
dc.titleO uso pedagógico do celular na aula de música popular: investigando possibilidades para a educação musicalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEsse artigo mostra os resultados obtidos a partir de uma investigação que conectou a Educação Musical às Mídias na Educação. O objetivo dessa pesquisa foi investigar as possibilidades de utilização do telefone celular como recurso pedagógico para a aula de música, mais especificamente, para a aula de violão popular. Esta investigação se trata de uma pesquisa experimental, com abordagem qualitativa, com caráter prático e exploratório, pois visa obter resultados através de experimentos controlados, em que alunos voluntários se submeteram a um processo de ensino-aprendizagem que utilizou um método de ensino elaborado pelo pesquisador. Os estudos de Westermann (2011) e Marques (2011) sobre o ensino de violão à distância serviram de referencial teórico quando se buscou referências para a pedagogia do violão. As pesquisas de Schmeling (2005) contribuíram como base para a prática do canto mediado pelas mídias. Beineke também foi usado como referência para a metodologia da Educação Musical, pois essa autora traz textos sobre o ensino de música a partir do modelo (T)EC(L)A de Swanwick. Essa pesquisa não tem por objetivo investigar profundamente as teorias do Swanwick, mas entende a sua importância para o ensino de música na atualidade. Por isso não perde de vistas o seu modelo pedagógico. Nesse sentido, essa investigação procurou investigar o telefone celular como uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento técnico para a execução musical, tanto do tocar os ritmos ao violão quanto do cantar as canções escolhidas pelos alunos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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