Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaldissera, Thais Andrea
dc.creatorRosa, Carla Maria Pinho da
dc.date.accessioned2015-03-18T11:50:28Z
dc.date.available2015-03-18T11:50:28Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/735
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis studying had the objective the estruturation of a proposal of School Radio implantation in the Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves, in Rio Pardo city - RS to present to Directive Team with the intuit to get colaboration and financial support through governamental funds. The implantation of a School Radio will be able to contribute to the qualification of the relation of information and communication in the school context and to innovate in the educational practice encouraging and motivating students and teachers in the teaching and learning process becoming it more pleasurable and significative through of the utilization of the Media Radio. Facilitate also the Directive Team working with the students, teachers, employees and parents besides offer to the different courses new possibilities of interaction interdisciplinary practices approaching the school community. In this perspective, develop a research of aplication nature involving local interests, in a qualitative approach, supported in quantitative data, with exploratory objectives, of the type participated research, where in search of transformations in the life mode of the Institute of Education individuals through of the School Radio. As instrument of data collection was applied a questionnaire in the research subjects, that were formed by the students, teachers and employees of the teaching Institution. The data analysis revealed positive results and pointed to the possibility of the implantation of a Scholl Radio in Instituto Estadual de Educação, because it implies in an innovative practive in the school context and that can contributes significantly in the relations of communication and information of all the contexts with innovative practives in that refer to the development of pedagogical projects supported by the Media Radio. The year of 2013 provided and opportunity of and planning of the proposal and the year of 2014 will provide the opportunity the implantation of Scholl Radio.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRádio escolarpor
dc.subjectInformaçãopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectProjetos pedagógicospor
dc.titleRádio escolar: proposta de implantação no Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves, Rio Pardo - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo a estruturação de uma proposta de implantação de Rádio Escolar no Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves, do município de Rio Pardo-RS para apresentar à Equipe Diretiva com o intuito de buscar colaboração e apoio financeiro através de verbas governamentais. A implantação de uma Rádio Escolar poderá contribuir para a qualificação da relação de informação e comunicação no contexto escolar e para inovar nas práticas pedagógicas incentivando e motivando alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem tornando-o mais prazeroso e significativo através da utilização da Mídia Rádio. Também, facilitará o trabalho da Equipe Diretiva juntamente aos alunos, professores, funcionários e pais, além de oportunizar aos diferentes Cursos novas possibilidades de interações e práticas interdisciplinares aproximando a comunidade escolar. Nesta perspectiva, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza aplicada envolvendo interesses locais, numa abordagem qualitativa, apoiada em dados quantitativos, com objetivos exploratórios, do tipo pesquisa participante, onde se busca transformações no modo de vida dos indivíduos do Instituto de Educação através da implantação da Rádio Escolar. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário nos sujeitos de pesquisa, os quais se traduziram pelos alunos, professores e funcionários da Instituição de Ensino. A análise dos dados revelou resultados positivos e apontaram para a possibilidade de implantação de uma Rádio Escolar no Instituto Estadual de Educação, pois implica em uma prática inovadora no contexto escolar e que pode contribuir significativamente nas relações de comunicação e informação de todos os contextos com práticas inovadoras no que se refere ao desenvolvimento de projetos pedagógicos apoiados pela Mídia Rádio. O ano de 2013 oportunizou a idealização e planejamento da proposta e o ano de 2014 oportunizará a implantação da Rádio Escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples