dc.contributor.advisor | Lima, Graziela Escandiel de | |
dc.creator | Mangine, Simone Medianeira dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2015-03-25T12:53:03Z | |
dc.date.available | 2015-03-25T12:53:03Z | |
dc.date.issued | 2013-09-13 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/756 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This paper was produced in the Specialization Course in Teaching in Early Childhood Education held at the Federal University of Santa Maria. The main objective of the research was to discuss the importance of planning in daily teacher, as well as analyze the possibilities and limitations in the development of teachers' planning to propose actions that go with daily classes Multidade. Sought to reflect on ways to accommodate the varying interests of children who are in different age groups as well. The idea of understanding how this planning is done by teachers comes from my disquiet, because understand that children of different ages are unlikely to have the same interests. This and other questions challenge us to make planning very creative and also have clarity on concepts of childhood , having regard to each specific and consider your planning should also provide that the proposed might not appeal to everybody. The work was constructed from a few issues that I experience in my practice and after some questions were proposed to fellow Unit. Another factor to be rethought is the question of the educational character of the school, since they know the defense that younger children learn a lot from the biggest, but we question the learning and possibilities that are offered to children in school, as well as the intentionality teacher. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Planejamento | por |
dc.subject | Ação pedagógica | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.title | Desafios do planejamento em turmas multidade na educação infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Docência na Educação Infantil | por |
dc.description.resumo | Este trabalho foi produzido no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil realizado na Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo principal da pesquisa foi argumentar sobre a importância do planejamento no dia a dia do professor, assim como analisar as possibilidades e as limitações na elaboração dos planejamentos dos professores que vão propor ações cotidianas com turmas de Multidade. Procurou-se refletir sobre as formas de contemplar os diferentes interesses das crianças que encontram-se em faixas etárias também diferentes. A ideia de compreender como esse planejamento é realizado pelos professores vem de uma inquietação minha, pois compreender que as crianças de diferentes idades dificilmente vão ter os mesmos interesses. Essa e outras questões nos desafiam a realizar um planejamento muito criativo e também ter clareza sobre concepções de infância, ter respeito a cada especificidade e considerar ainda seu planejamento deverá prever que o proposto pode não atrair a todos. O trabalho foi construído a partir de algumas questões que vivencio na minha prática e após alguns questionamentos foram propostos às colegas da Unidade. Outro fator ser repensado é a questão do caráter formativo da escola, já que se sabe da defesa de que as crianças menores aprendem muito com as maiores, porém questiona-se a aprendizagem e possibilidades que são oferecidas às crianças na escola, bem como a intencionalidade do professor. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |