dc.contributor.advisor | Rosito, Jumaida Maria | |
dc.creator | Duarte, Rodrigo Machado | |
dc.date.accessioned | 2015-03-25T13:44:16Z | |
dc.date.available | 2015-03-25T13:44:16Z | |
dc.date.issued | 2014-01-18 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/757 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | Environmental education is an interdisciplinary field of education, which over the
years has evolved from a preservationist view to the adoption of generative
themes, constituted by social, political, cultural and economic conditions that
weave the complex web that makes up the environment. Inserted in such a
context the legal dimension, which regulate society´s life, and protect the
belongings elected by as essential. In Brazil, the legal order sheltered
environment, such that impute responsibility and duty to correct, indemnify, and
eventually punish their abusers. On face of it, the law has an educational role in
relation to the environment, and the various themes dealt reveal its
characteristic interdisciplinary. This paper investigates the main aspects of the
Brazilian environmental legislation and the potential of education as
dissemination of this information and as a way to promote environmental
awareness and citizenship tool. Making use of technical literature and
documents, made it possible to conclude that environmental education should
promote critical to human reality permeated by the existence of laws, and can
not dispense the elements that allow them to interpret the law and this effects
on the dynamics between man and environment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Legislação | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.title | Legislação ambiental, educação ambiental e formação do sujeito ecológico | por |
dc.title.alternative | Environmental legislation, environmental education and ecological formation subject | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Faxinal do Soturno, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | A Educação Ambiental é um campo educacional interdisciplinar, que ao longo dos anos tem evoluído de uma visão preservacionista para a adoção de temas geradores, constituídos pelas dimensões sociais, políticas, culturais e econômicas que tecem a complexa teia que compõe o meio ambiente. Insere-se em tal contexto a dimensão jurídico-legal, cuja função é regular a vida em sociedade, e proteger os bens eleitos por esta como essenciais. No Brasil, a ordem legal albergou o meio ambiente, de tal forma que responsabiliza e imputa o dever de corrigir, ressarcir, e eventualmente punir seus agressores. Em face disso, o Direito tem uma função educativa em relação ao meio ambiente, e os diversos temas que trata revelam sua característica interdisciplinar. Este trabalho investiga os principais aspectos da legislação ambiental brasileira e o potencial da educação como ferramenta de disseminação dessas informações e como forma de promoção da consciência ambiental e cidadania. Fazendo uso da técnica bibliográfica e documental, tornou possível concluir que a Educação Ambiental deve promover a crítica à realidade humana perpassada pela existência de leis, e não pode dispensar os elementos que lhe possibilitem interpretar a lei e seus reflexos nas dinâmicas entre homem e meio ambiente. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |