dc.contributor.advisor | Noal, Eronita Ana Cantarelli | |
dc.creator | Rosa, Lilia Souza | |
dc.date.accessioned | 2015-03-27T14:48:08Z | |
dc.date.available | 2015-03-27T14:48:08Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/760 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | Technology, specifically the computer and the internet, are already a reality in
people's lives and schools could not be different. Students are placed in this reality and use
technological tools with skill and ease, but the same is not true with teachers who always use
the old speech that are not prepared to work with these technologies, thus failing to take
advantage of this educational resource for qualifying education. In this work, we intend to
develop the awareness of teachers of 4th and 5th year of elementary school Municipal School
Clemente Corvalão, located in the municipality of Santa Bárbara do Sul, as well as parents
and students, through reflections on the use of computer and the internet for qualifying
education, expansion of knowledge and meaningful learning. Thus, using a qualitative and
descriptive was held with teachers, parents and students of 4th and 5th year an interview
where teachers expressed the reason for non-use of computers and internet in their
classrooms, and where parents and students also expressed their opinions about the
contributions of this technology for the expansion of knowledge and learning. From the
research conducted with teachers, parents and students seek to implant the municipal
strategies continued education to reverse this situation and raise awareness, especially
teachers of the computer and the internet, if used properly, can plan and mediated be a
significant ally of pedagogical practice. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | Informática | por |
dc.subject | Internet | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Qualidade da educação | por |
dc.title | Ressignificando o ensino-aprendizagem no 4º e 5º ano por meio do uso da informática e internet | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Panambi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | As tecnologias, especificamente, a informática e a internet, já são uma realidade na
vida das pessoas e nas escolas não poderia ser diferente. Os alunos estão inseridos nesta realidade e utilizam as ferramentas tecnológicas com muita habilidade e facilidade, porém o mesmo não acontece com os professores que sempre usam o velho discurso de que não estão preparados para trabalhar com essas tecnologias, deixando assim de aproveitar este recurso pedagógico para qualificar a educação. Neste trabalho, pretendeu-se desenvolver a conscientização dos professores de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Clemente Corvalão, localizada no município de Santa Bárbara do Sul, RS, bem como dos pais e alunos, através de reflexões sobre o uso da informática e da internet para a qualificação da
educação, ampliação do conhecimento e aprendizagem significativa. A partir da pesquisa realizada com os professores, pais e alunos buscar-se-á implantar na rede municipal estratégias de formação continuada para reverter este quadro e sensibilizar, principalmente os professores de que a informática e a internet, se utilizadas de forma adequada, planejada e mediada podem ser uma significativa aliada da prática pedagógica. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |