Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHoelzel, Carlos Gustavo Martins
dc.creatorPuntel, Michele
dc.date.accessioned2015-03-30T15:02:12Z
dc.date.available2015-03-30T15:02:12Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/765
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis article presents a case study on the use of the printing press in the pedagogical practices of a literacy class in a public school in the city of Cachoeira do Sul / RS . The resource utilization of print media newspaper had as main objective to diagnose the perspectives and methodological approaches that can be articulated in the teaching- learning process at different levels of literacy and literacy . The methodology used was qualitative research considering the analysis of the natural environment as a direct source of data, divided into three stages and their respective analyzes . The survey data were obtained from observations against practical interventions in classes where the notes indicated that most students had a significant interaction and the stimulus given to the use of this media , the response was positive , creating alternative concrete learning the process of literacy and literacy was supported by the possibilities that the printed newspaper used appropriately to literacy levels and consistency with the reality of learners , aiming at a better use of resources and media in education .eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJornalpor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectContribuiçõespor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.titleO uso do jornal impresso em sala de aula: abordagens no contexto da alfabetização/letramentopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo apresenta um estudo de caso, acerca do uso do jornal impresso, nas práticas pedagógicas de uma classe de alfabetização, de uma escola pública do município de Cachoeira do Sul/RS. A utilização do recurso da mídia impressa jornal, teve como objetivo geral diagnosticar as perspectivas e as abordagens metodológicas, que podem ser articuladas no processo de ensino-aprendizagem, nos diferentes níveis de alfabetização e letramento. A metodologia utilizada foi de pesquisa qualitativa, considerando a análise do ambiente natural como fonte direta de dados, dividindo-se em três etapas e suas respectivas análises. Os dados, da pesquisa, foram obtidos através de observações frente a intervenções práticas em aulas, onde os apontamentos indicaram que a maioria dos alunos teve uma interação significativa e que, dado o estímulo com o uso dessa mídia, a resposta foi positiva, criando alternativas de aprendizagem concreta. O processo de alfabetização e letramento foi apoiado pelas possibilidades que o jornal impresso, onde utilizado de forma adequada aos níveis de alfabetização e com coerência com a realidade dos educandos, resulta num melhor aproveitamento dos recursos e das mídias na educação.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples