dc.contributor.advisor | Baldissera, Thais Andrea | |
dc.creator | Pereira, Rosita Helena Silveira | |
dc.date.accessioned | 2015-03-30T15:20:54Z | |
dc.date.available | 2015-03-30T15:20:54Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/766 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The school in its task of working knowledge , worldviews and develop citizenship
needs to explore the media that are in the vicinity of students leaving the themes
presented in the papers , including the paper is a bridge that connects school and world.Being a media that contains a variety of genres by creating a school newspaper it is
possible that students are able to take ownership of various subjects so enriching their
readings and gradually build the habit, as readers who seek and build their reflections.
Through research on matters that will make up the school newspaper students will be
taking the opportunity to expand their readings enriching ideas and expanding their
vocabulary. The research in the search for materials will be through printed texts and
school, local newspapers, besides the use of the computer lab on email addresses
suggested by the teacher. It is hoped that with the research students in different
materials closer to the world of reading and consequently through the exchanges will
gradually accustoming themselves to have mastery of the different texts conveyed in the
newspaper. Students being motivated for the task and with the main protagonists in the
production of the school newspaper establish a strong connection with reading
constituting competent readers as it is a media easy access and easy movement , a
valuable tool in the construction of knowledge from that used with planning and clarity
to extract multiple facets it offers. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Jornal | por |
dc.title | Resgatando o jornal escolar como uma mídia possível para a formação de leitores competentes | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A escola em sua tarefa de trabalhar conhecimentos, visões de mundo e desenvolver a
cidadania necessita explorar as mídias que estão no entorno dos alunos partindo das
temáticas apresentadas nos jornais, compreendendo que o jornal é uma ponte que liga
escola e mundo. Sendo uma mídia que comporta uma diversidade de gêneros textuais
através da criação do jornal escolar é possível que os alunos consigam se apropriar de
vários assuntos enriquecendo dessa forma suas leituras e progressivamente construindo
o hábito, como leitores que buscam e constroem suas reflexões. Através de pesquisas
por assuntos que irão compor o jornal escolar os alunos estarão tendo a oportunidade de
ampliar suas leituras enriquecendo suas ideias e ampliando seu vocabulário. A pesquisa
para a busca de materiais se dará através de impressos e textos da escola, jornais locais,
além da utilização da sala de informática em endereços eletrônicos sugeridos pelo
professor. Espera-se que com a pesquisa nos diversos materiais os alunos aproximem-se
do universo da leitura e através das trocas consequentemente irão gradativamente
habituando-se a ter domínio dos diferentes textos veiculados no jornal. Os alunos
estando motivados para a tarefa e sendo os principais protagonistas na produção do
jornal escolar estabelecerão uma forte ligação com a leitura constituindo-se leitores
competentes já que é uma mídia de fácil acesso e de fácil circulação, uma ferramenta
valiosa na construção de saberes desde que utilizado com planejamento e clareza para
extrair as múltiplas facetas que oferece. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |