Avaliação na educação infantil: registros do processo de aprendizagem de crianças de 0 a 2 anos - contribuições teóricas e concepções de professores
Resumo
O presente artigo faz considerações sobre avaliação na educação infantil, com enfoque no registro dos processos de aprendizagem de crianças de 0 a 2 anos (berçários). A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública de ensino municipal de Santa Maria, e busca investigar as concepções de aprendizagem, avaliação e registros de quatro professoras que atuam nas turmas de berçário. No contexto dessa pesquisa a documentação pedagógica é considerada como uma nova possibilidade de acompanhamento dos processos de desenvolvimento infantil dos bebês, por ser uma prática que mais se aproxima das orientações presentes nas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil/2009 no que se refere à avaliação. A relevância do estudo desta temática avaliação na educação infantil reside na importância de esclarecer dentro das práticas pedagógicas com crianças pequenas, o processo de avaliação, uma vez que ela perpassa desde o planejamento das ações. até a observação e registro das interações e aprendizagens que ocorrem no cotidiano de uma sala de aula. Considera-se também a importância dessa discussão para a formação continuada dos professores que atuam na educação infantil.