A utilização da webquest no 3º ano do ensino fundamental
Abstract
O trabalho aborda a importância da utilização da Webquest no 3º ano do Ensino
Fundamental revelando as vantagens de se oferecer nos anos iniciais esse método de
pesquisa orientada que promove a autonomia do educando.. Revela os resultados de
uma pesquisa estudo de caso realizada com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental
de uma escola pública da rede estadual na cidade de Cruz Alta - RS. Os alunos
participaram de experiências diferenciadas em relação à pesquisa na web. A
pesquisa foi dividida em três momentos o primeiro de acesso livre, o segundo referenciado
por um roteiro de pesquisa sem indicação de sites e o terceiro com a apresentação
da webquest. A prática com a Webquest constituiu-se na proposta que garantiu
a aprendizagem de forma colaborativa, potencializando que os alunos desenvolvessem
habilidades ligadas à leitura, interpretação e síntese permitindo assim que
estes assumissem o protagonismo na construção do conhecimento. A dificuldade de
acesso à internet evidenciou-se como a dificuldade principal desta proposta. Porém a
possibilidade de utilizar a tecnologia como recurso de aprendizagem significa ensinar
de forma crítica promovendo a colaboração e desafiando os alunos a resolverem
situações problemas.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]