Escolas do campo de Crissiumal: uma realidade que necessita ser compreendida em sua particularidade
Resumo
Os benefícios sociais e culturais da escola do campo cuja finalidade é perpetrar uma educação que privilegie a realidade do campo, e a condição para que ela exista e trabalhe de maneira satisfatória é a percepção e a significação do lugar social que ocupa para arquitetar um projeto de desenvolvimento na comunidade na qual se insere. No presente trabalho, utiliza-se a pesquisa etnográfica, em que as observações foram assinaladas, as entrevistas foram instrumentos adotados para se conseguir captar com mais profundidade as informações necessárias ao desenvolvimento da pesquisa. A pesquisa caracterizou-se em estudo de cunho descritivo e analítico, com abordagem qualitativo/quantitativo. As políticas públicas educacionais surgem a partir da participação da sociedade organizada que pugna para educação de qualidade para o campo. A educação do campo não se restringe somente à escolarização, é um espaço no qual ocorrem os processos educativos na sua diversidade onde se constituem os processos sociais, políticos e culturais. Competem, à gestão escolar os desafios de mudar os rumos da educação do campo, investindo em mecanismos de promoção, agenciando ações para melhoria dos processos educativos, sistematizando e socializando saberes produzido historicamente. A escola necessita traçar relação com a vida dos alunos, com o trabalho agrícola, valorizar a cultura da comunidade, estabelecendo elos de afinidade com o educando. Percebe-se o esvaziamento do campo, precedido pelos jovens que abandonam o campo, por conseguinte elementos apontam para redução acentuada de alunos matriculados nas escolas campo do município.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [975]