dc.contributor.advisor | Ferreira, Liliana Soares | |
dc.creator | Santos, Aline Bosak dos | |
dc.date.accessioned | 2015-03-31T15:26:08Z | |
dc.date.available | 2015-03-31T15:26:08Z | |
dc.date.issued | 2013-11-30 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/774 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | PROEJA aims at the professional and secondary education integration for young adults and adults. In the professional education, as well as other spheres, the daily administration is essential and it is done initially by scholar management actions. Thus, this work aimed to analyze how the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul receives the students to the PROEJA integrated courses and which actions are developed by scholar management while consolidates public policies focused on the adult and young adult education. A quality approach survey was chosen using a questionnaire, in addition to official documents analysis, through content analysis. It was observed that all the subjects have clear understanding about the democratic management principles and how to implement them for the education. The public participation in the decision making process is focused when there is able time. Institutional documents foresee actions to ensure PROEJA students’ access and permanence in the courses and the Institute still carries out actions to integrate the professional education and secondary education. Thus, the Federal Institute has regulations for the educational democratic management and it focuses on the PROEJA courses minutely by publicly planning specific development of actions for PROEJA as well as it encourages all subjects involved in the educational system in the decision making process of the institution and of each campus. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EJA (Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | Educação profissional | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | Institutos federais | por |
dc.title | A gestão escolar na educação profissional: um estudo sobre a gestão do Proeja em um instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul | por |
dc.title.alternative | Scholar managemente at the professional education: a study about Proeja management in a federal institute of education, science and technology of Rio Grande do Sul | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O PROEJA propõe a integração entre Educação Básica e Profissional, sendo os estudantes jovens e adultos, seu público. Na Educação Profissional, assim como nas demais esferas, a organização do cotidiano é fundamental e é feita primeiramente pelas ações da gestão escolar. Dessa forma, objetivou-se analisar como um Instituto Federal do Rio Grande do Sul recebe os estudantes para os cursos integrados PROEJA e quais ações são desenvolvidas pela gestão escolar enquanto consolida políticas públicas voltadas para Educação de Jovens e Adultos. Escolheu-se uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionários, mais análise de documentos oficiais, através da análise de conteúdo. Observou-se que todos os sujeitos possuem compreensão clara dos princípios da gestão democrática e como implementá-la na educação. É focada a participação coletiva nos processos decisórios quando há tempo hábil para tal. Os documentos institucionais preveem ações para garantir acesso e permanência dos estudantes do PROEJA nos cursos e o Instituto ainda executa ações para integrar a Educação Básica à Educação Profissional. Dessa forma, o Instituto Federal possui legislação que regulamenta a gestão democrática na educação e foca os cursos PROEJA com devidos detalhes, através de planejamento coletivo, desenvolvimento de ações específicas para o PROEJA, assim como incentiva a participação de todos os atores do sistema educacional nos processos decisórios da instituição e de cada câmpus. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |