dc.contributor.advisor | Coelho, Roseane Martins | |
dc.creator | Santos, Joseane Fontoura dos | |
dc.date.accessioned | 2015-04-02T12:09:26Z | |
dc.date.available | 2015-04-02T12:09:26Z | |
dc.date.issued | 2013-11-30 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/776 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This paper discusses the participation of parents and its relation to children's learning. Is this participation essential for learning? The no-show of the family to pedagogical meetings and deliveries of report cards were some of the motivating issues for achieving this monograph. Keeping in mind that to the school principal it should be clear that one of its key roles is to ensure learning and school success, the research will seek to establish its role in this context. To approach the theme, bibliographical research will be used to obtain theoretical basement related to important concepts. The survey was conducted in a public school in Sapiranga making use of the questionnaire for parents, teachers and management team as research tools. The survey was conducted in an essentially qualitative way that, according to Minayo does not reject quantitative data. It is clear that family involvement is crucial to the learning process, but the communication between school/family is failing. By analyzing the voices of parents, teachers and faculty team it is found disagreements that show the need for greater dialogue between the segments, which we understand to be built in the participation process. The role of the school principal also needs to be revised, because it no longer fits the vision of bureaucratic organizer. In this new role, the school principal is challenged to be a mediator, a creator of strategies to encourage participation. Knowing that education seeks a collective and democratic participation of the school community, this work may help to clarify key points for both the school staff and for parents. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Gestão participativa | por |
dc.title | Participação: um estudo na trama das vozes dos professores, diretores e pais | por |
dc.title.alternative | Participation: a study in plot of voices of teachers, parents and school principals | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho pretende analisar a participação dos pais e sua relação com a aprendizagem das crianças. Essa participação é imprescindível para a aprendizagem? O não comparecimento da família às reuniões pedagógicas e as entregas de boletins foram algumas das questões motivadoras para a realização desta monografia. Lembrando que o diretor deve ter claro que um de seus papeis fundamentais é garantir a aprendizagem e o sucesso escolar, a pesquisa buscará estabelecer seu papel nesse contexto. Para a abordagem do tema será utilizada a pesquisa bibliográfica para se obter o embasamento teórico relacionado a conceitos pertinentes ao assunto. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Sapiranga fazendo uso do questionário para pais, professores e equipe diretiva como instrumento de pesquisa. O trabalho foi desenvolvido de forma essencialmente qualitativa que, segundo Minayo, não exclui dados quantitativos. Fica claro que a participação da família é fundamental para o processo de aprendizagem, porém a comunicação entre escola/família está sendo falha. Nas análises das vozes dos pais, professoras e direção encontramos desacordos que mostram a necessidade de maior diálogo entre os segmentos, o que entendemos que será construído no processo de participação. O papel do diretor também precisa ser revisto, pois não cabe mais a visão de organizador burocrático. Nesse novo papel, o diretor é desafiado a ser um mediador, um criador de estratégias que favoreçam a participação. Tendo conhecimento que a educação busca uma participação coletiva e democrática da comunidade escolar, o presente trabalho poderá esclarecer pontos fundamentais tanto para a equipe escolar como para os pais. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |