Navegação TCC Comunicação Social - Produção Editorial por orientadores "Barcellos, Marilia de Araujo"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 22
-
Minha viagem pela arte moderna: experimentação em livros de arte para crianças
(2017-12-13)Neste trabalho apresentamos o desenvolvimento de uma série de livros de Arte Moderna voltados ao público infanto-juvenil, que pretende introduzir as crianças e pré-adolescentes no mundo das artes de forma lúdica e ... -
Coco Chanel: da alta costura à literatura infantil. Um estudo sobre o livro “Diferente como Chanel”
(2014-12-09)A presente pesquisa analisa o livro “Diferente como Chanel” (2009) publicado pela CosacNaify, no intuito de compreender a relevância da publicação para o público infanto-juvenil no catálogo da Editora. Mostramos que a obra, ... -
A prática da autopublicação: o papel do autor-editor e as novas possibilidades de publicação
(2014-12-09)Este trabalho apresenta um panorama da atuação de dois importantes agentes envolvidos na cadeia produtiva do livro, autor e editor, e a mescla ocorrida a partir do advento e crescimento da prática da autopublicação, tanto ... -
Eu prefiro bolo: experimentação em representação assexual através de fanfiction
(2019)Pouco explorada e representada em produtos midiáticos, a assexualidade é uma orientação sexual vivida por diversos jovens. Com intuito de demonstrar que é possível a escrita de narrativas que abordam esta temática, o ... -
O ofício do editor no mercado editorial atual do Rio Grande do Sul
(2014-12-09)Este trabalho tem como objetivo geral saber de que forma o profissional de edição insere-se no mercado editorial do Rio Grande do Sul. Dois fatores levaram à escolha deste tema, a escassez de pesquisas direcionadas a esta ... -
Flipop: uma análise de consumo da literatura YA no mercado editorial brasileiro
(2019-12-03)Esta pesquisa tem como objetivo analisar o consumo da literatura Young Adult no mercado editorial brasileiro por meio do Festival de Literatura Pop (Flipop) que acontece em São Paulo. Assim, a monografia conta com um estudo ... -
O design editorial em um livro impresso: um estudo de sua influência no processo de leitura da obra “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”
(2014-12-09)Este trabalho, com o objetivo de chegar a uma conclusão coerente acerca da influência do design editorial na atividade de leitura de um livro impresso, abordou conceitos relacionados ao mercado em que está inserido o corpus, ... -
Bairrista Sepeense: a produção editorial de um livro impresso
(2017-12-12)Este projeto apresenta a produção de um livro impresso com postagens oriundas do blog Bairrista Sepeense, passando por todos os passos da produção de um livro como editora independente. A metodologia utilizada é de natureza ... -
(Des)Ordem na cadeia produtiva do livro: um estudo de caso sobre o livro Ryotiras Omnibus
(2014-11-21)Os avanços tecnológicos das últimas décadas possibilitaram profundas transformações sociais, econômicas e culturais. Devido a fatores como a popularização dos computadores pessoais e do acesso à internet, a autopublicação, ... -
Carolina Maria de Jesus e a obra quarto de despejo – diário de uma favelada: um estudo de caso sobre o empoderamento feminino na literatura
(2016-12-12)As mulheres, por muito tempo foram silenciadas pelos homens por manifestar seus direitos, participar de políticas públicas e ter a condição de decidir sobre o seu corpo. Na literatura não foi diferente, a escrita era apenas ... -
Criação de produtos midiáticos editoriais para a Editora Experimental do curso de Comunicação Social - Produção Editorial pE.com UFSM
(2015)Este projeto apresenta um estudo voltado à Editora Experimental do Curso de Comunicação Social - Produção Editorial pE.com UFSM, da Universidade Federal de Santa Maria; e, objetiva contribuir com dois produtos midiáticos ... -
Sete-vinte-oito: processo editorial de publicação independente
(2018-12-03)Este projeto experimental consiste na publicação independente de um livro de poesias, escrito e editado pelas alunas, a fim de verificar as possibilidades de produzir uma obra sem intermédio de uma casa editorial. Através ... -
50 Tons de um best-seller: a trajetória de 50 Tons de Cinza como um fenômeno editorial
(2019)Este trabalho de conclusão de curso tem como intenção investigar o fenômeno editorial que foi a série de livros “50 Tons de Cinza”, antes fanfictions da saga Crepúsculo, escritos pela britânica E.L James desde seu ano de ... -
Fosso Abaixo: um projeto experimental em produção editorial
(2017-12-14)O relatório de projeto experimental tem como objetivo elaborar a proposta de um livro digital que represente, através de uma narrativa alegórica e de seu projeto gráfico, a experiência de sofrer de depressão, a fim de ... -
O editor como parte da nova cadeia de publicação: uma experiência de autopublicação
(2016-12-12)O presente estudo é composto por um experimento em autopublicação realizado na plataforma Kindle Direct Publishing (KDP) para descobrir como editores e produtores editoriais podem atuar para assessorar autores em uma ... -
Editoras e livros artesanais: notas e reflexões sobre processos de criação e produção
(2014-07-02)Esta pesquisa tem por propósito analisar editoras artesanais brasileiras, que se apresentam no campo editorial como alternativa às grandes empresas do setor, tanto por questões artísticas, quanto de mercado, primando por ... -
Clube TAG Livros: comunicação de experiências literárias em uma comunidade de leitores
(2018-11-26)Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como acontece o processo de comunicação de experiências literárias de leitores santa-marienses que são associados do clube de assinatura de livros TAG. Esse público ... -
Práticas de leitura de uma narrativa em diferentes suportes: um estudo de caso do blog e do livro Depois dos Quinze
(2015-12-15)Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender o conteúdo, a edição e as práticas de leitura dos leitores do blog e do livro impresso Depois dos Quinze, de Bruna Vieira. Os textos da autora tratam de temáticas ... -
O que faz um publisher: uma análise a partir da narrativa da série Younger
(2022)O diploma do curso de Comunicação Social – Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) possibilita o exercício de diversas profissões, dentre elas a de publisher. Em uma editora do mercado literário, ... -
"Juntos Construímos Mais": um livro de literatura infantil baseado nos princípios montessorianos para auxílio no desenvolvimento do caráter da criança
(2022)Neste trabalho foi apresentado o processo de desenvolvimento do livro “Juntos Construímos Mais” direcionado ao público infantil, cujo objetivo primordial é auxiliar na construção do caráter das crianças, por meio de uma ...