Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Maristela da Silva
dc.creatorMano, Micaela
dc.date.accessioned2015-05-08T14:00:50Z
dc.date.available2015-05-08T14:00:50Z
dc.date.issued2014-02-25
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/781
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2014.por
dc.description.abstractEste trabajo tiene el interés de entender la relación de América del Sur, Argentina y Brasil, en la formación en educación física entre dos universidades de diferentes países, y como la condición de países del capitalismo dependiente de estos se insiere en la formación superior. Partiendo del estudio de la relación existente entre educación y capital, y como en la especificidad de la educación física se dio históricamente la relación entre las ciencias sociales y naturales, intentaremos llegar a una propuesta que vise superar las realidades presentadas. A partir del análisis de los currículos de la Facultad de Educación Física da Universidad Nacional de Tucumán (Argentina) y del Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (Brasil) intentaremos establecer la relación existente entre las ciencias ene el proceso de formación en educación física y qué relación tiene este tipo de formación con las características de Brasil y Argentina en cuanto países do capitalismo dependiente. Utilizaremos el Materialismo Histórico Dialéctico como metodología, ya que lo entendemos como “el modo de pensar las contradicciones de la realidad, el modo de comprender la realidad como esencialmente contradictoria y en permanente transformación”1 (Konder, 2000 p. 7.). Trabajaremos con las “categorías metodológicas” (KUENZER, 1998) Totalidad, Contradicción, Historicidad y Mediación y como “categorías de contenidos” (KUENZER, 1998) Formación; Currículo; Educación Física; Ciencias.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectCiênciaspor
dc.titleA formação do CEFD/UFSM e da FACDEF/UNT: um estudo comparativo sobre o predomínio dos conhecimentospor
dc.title.alternativeLa formación del CEFD/UFSM y de la FACDEF/UNT: un estudio comparativo sobre el predominio de los conocimientoses
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoEste trabalho tem por intuito entender as relações da America do Sul, Argentina e Brasil, na formação em educação física entre duas universidades de diferentes países, e como a condição de países do capitalismo dependentes destes se insere na formação superior. Partindo do estudo da relação existente entre educação e capital, e como na especificidade da educação física se deu historicamente a relação entre as ciências sociais e as ciências naturais, tentaremos chegar a uma proposta que vise superar as realidades apresentadas. A partir da análise dos currículos da Facultad de Educación Física da Universidad Nacional de Tucumán (Argentina) e do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (Brasil) tentaremos estabelecer a relação existente entre as ciências no processo de formação em educação física e que relação tem este tipo de formação com as características do Brasil e da Argentina enquanto países do capitalismo dependente. Utilizar-nos-emos o Materialismo Histórico Dialético como metodologia, pois o entendemos como "o modo de pensarmos as contradições da realidade, o modo de compreendermos a realidade como essencialmente contraditória e em permanente transformação" (Konder, 2000 p. 7.). Trabalharemos com as "categorias metodológicas" (KUENZER, 1998)Totalidade, Contradição, Historicidade e Mediação e como "categorias de conteúdos" (KUENZER, 1998) Formação; Currículo; Educação Física; Ciências.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples