Navegação Gestão Educacional - EaD por unidade "Centro de Educação"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 947
-
A importância do conselho escolar no processo de gestão democrática: o legal e a prática
(2011-09-16)A escola se apresenta como autônoma, à medida que promove um ambiente crítico e transformador da realidade em que se contemple a maioria social. O Conselho Escolar como instância máxima de democracia dentro da instituição ... -
A realidade das políticas públicas para a educação infantil no CEI do Sistema Municipal de Educação de Fortaleza - CE
(2011-08-16)O presente trabalho apresenta uma análise da realidade das políticas públicas num Centro de Educação Infantil - CEI do Sistema Municipal de Educação de Fortaleza- CE, procurando ressaltar a importância da gestão escolar ... -
Novas tecnologias e sua utilização na gestão escolar
(2018-12-01)O presente trabalho se propõe analisar e identificar as tecnologias de informação e comunicação utilizadas em uma escola pública estadual no município de Santa Cruz do Sul. Através de uma entrevista com membros da equipe ... -
Limites e possibilidades dos sujeitos implicados com os saberes na gestão educacional
(2011-09-16)Este trabalho propõe uma reflexão nas situações de conflito entre os sujeitos no ambiente escolar, causados pelos entraves nas relações estabelecidas. Nossoobjetivo é analisar as articulações dos protagonistas do contexto ... -
A gestão escolar democrática na educação infantil: desafio para toda a comunidade escolar
(2012-12-01)A Educação Infantil e a infância em si nem sempre foram vistas como uma etapa importante na vida dos seres humanos, muitas foram as lutas para um merecido reconhecimento de sua importância. Pensar em Educação Infantil no ... -
O brincar na educação infantil: um estudo na perspectiva dos gestores escolares da EMEI Maria Vitória Pohlmann
(2018-06-29)Este trabalho é um estudo acerca da visão dos gestores escolares sobre o brincar na Educação Infantil. O objetivo geral da pesquisa foi refletir sobre a importância do brincar na prática pedagógica da EMEI Maria Vitória ... -
O gestor escolar e suas ações frente a gestão
(2010-09-18)Este estudo teve como propósito investigar a gestão escolar no contexto atual, buscando conhecer as incumbências do gestor escolar, a função e a importância do diretor para comunidade escolar bem como suas ações, ... -
Gestão educacional em diferentes contextos escolares
(2009-12-19)Este estudo tem por objetivo apresentar a metodologia de Análise e Melhoria de Processos (AMP) como uma forma eficaz de modificação de processos escolares que necessitam de aprimoramento, bem como adaptar esta metodologia ... -
A visão do gestor acerca das informações midiáticas do meio escolar
(2009-08-08)O presente trabalho visa compreender as percepções que os gestores possuem no exercício de sua função, especialmente suas atitudes com relação ao fluxo das informações dos meios de comunicação na organização do repertório ... -
As questões educacionais que afetam o cotidiano do professor
(2010-11-10)Este trabalho monográfico apresenta uma revisão bibliográfica sobre os problemas que afetam o cotidiano do professor de escola pública. O trabalho é resultado da pesquisa literária e também da observação e da vivência das ... -
A integração do projeto politico-pedagogico com a proposta curricular: uma questão de gestão
(2010-12-17)O presente estudo fruto de uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa, teve por objetivo ressaltar a importância e a necessidade da integração do Projeto Político-Pedagógico com a Proposta Curricular de uma ... -
Projeto político pedagógico como instrumento da gestão democrática e participativa
(2009-12-15)Este trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica, voltada para o estudo sobre a gestão educacional numa visão democrática e participativa. Por meio deste estudo procurou-se ressaltar a importância vital da participação ... -
Ensino colaborativo e o papel da gestão no processo de implementação de práticas inclusivas
(2018-12-01)A parceria colaborativa estabelecida entre o professor da sala comum e o professor da Educação Especial, planejando, instruindo e avaliando o ensino em sala de aula dos estudantes é conhecido como ensino colaborativo. Uma ... -
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa da formação continuada ao desafio da alfabetização matemática
(2015-11-28)A presente pesquisa teve por finalidade conhecer as contribuições da formação continuada oferecida pelo PNAIC para a alfabetização matemática de alunos do ciclo de alfabetização em uma escola municipal de Agudo/RS. A ... -
Desafios da gestão escolar
(2012-11-30)O presente trabalho objetiva analisar os desafios que os gestores enfrentam no processo de Gestão Democrática do Ensino. Estes desafios foram compreendidos através da função social da escola, das atribuições dos gestores ... -
Possibilidades de gestão democrática em uma escola pública com uma direção confessional
(2013-11-30)O presente trabalho objetiva analisar o processo de gestão democrática e o papel do diretor em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Nova Boa Vista (RS) com direção confessional. Para isso, se fez necessário realizar ... -
Gestão escolar: uma visão crítica dos recursos humanos e o comprometimento organizacional para a democratização da educação
(2009)A cooperação em relação aos recursos humanos que permeia o cenário mundial vem transformando radicalmente a concepção de competitividade. O ser humano representa o recurso mais importante, escasso e valorizado em futuro ... -
Função social da escola e o projeto pedagógico
(2009-08-07)Este trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada em duas escolas, uma municipal e outra estadual, na cidade de Doutor Mauricio Cardoso/RS. Os participantes da pesquisa foram professores, pais, alunos e funcionários ... -
Gestor educacional: mediador da inclusão
(2011-09-17)Este trabalho de conclusão de curso apresenta como tema a inclusão. O problema investigado foi à experiência de atendimento em classe multisseriada ofertado aos alunos com necessidade especial da rede municipal de ensino ... -
Avaliação e gestão escolar: da tradicional aos novos rumos
(2009-08-08)Na gestão escolar democrática, a avaliação tem por função subsidiar o professor com elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, sobre a criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que ...