dc.contributor.advisor | Ribas, João Francisco Magno | |
dc.creator | Borin Júnior, Carlos Alberto | |
dc.date.accessioned | 2015-05-12T13:28:23Z | |
dc.date.available | 2015-05-12T13:28:23Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/797 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | The present work aims to bring contributions to teaching physical education in
the Indian context, and its theoretical basis-critical surpassing vision, seeking to
bring that advances our reference points to the indigenous context. The
elements of the historicity of Brazilian indigenous question will be posed as a
way to understand the whole process of education has developed in this
context, since the indigenous education that does not use the school, until the
arrival of the schooling system. The vision of overcoming of class society will be
present as the only way to get an education that meets the interests of the
oppressed classes. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação indígena | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.title | A prática pedagógica de Educação Física a partir do enfoque crítico-superador em escolas indígenas | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho visa trazer contribuições para a prática pedagógica de educação física no contexto indígena, e tem como base teórica a visão críticosuperadora,
buscando trazer quais avanços, nosso referencial, aponta para o contexto indígena. Os elementos da historicidade da questão indígena brasileira serão colocados como forma de entender todo o processo de educação já desenvolvida neste contexto, desde a educação indígena que não se utiliza da escola, até a chegada do sistema de escolarização. A visão de superação da sociedade de classes se fará presente como a única forma de conseguirmos uma educação que atenda aos interesses das classes
oprimidas. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |