A inclusão da educação ambiental como disciplina curricular nas escolas municipais de São Gabriel - RS: reflexões sobre a educação formal, não formal e informal

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Data
2013-12-13Autor
Cabreira, Ana Paula Martins
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A educação é uma condição fundamental para que o indivíduo possa participar da sociedade, e esta inicia com a família, a qual é um ambiente socializador, uma vez que permite às crianças contato com as primeiras regras de convívio social, efetivando assim a educação informal. Com o passar do tempo a educação tradicional se apresenta centrada através do professor com métodos organizados com currículos fechados, ou educação formal. A educação formal está ligada às propostas da educação não-formal que vem para agregar a biografia dos indivíduos, ampliando a gama de vivências e experiências formativas de crianças, jovens, adultos e idosos. Hoje a educação ambiental está ligada à educação não formal por estar baseada no diálogo e interação entre as pessoas construindo assim uma visão crítica. Podemos analisar neste trabalho monográfico realizado através de entrevistas nas escolas Municipais de São Gabriel-RS e na Secretaria Municipal de Educação, que a educação ambiental não é trabalhada como deveria, os professores não são estimulados nem capacitados, a escola não oferece condições adequadas para desenvolver este tipo de trabalho, há uma falta de interesse por parte dos professores e responsáveis pelo ensino. Verificando assim que é imprescindível a implantação da disciplina de educação ambiental de forma objetiva, ou seja, como disciplina curricular, uma vez que várias pesquisas práticas, bem como a doutrina especializada, notadamente a citada no presente trabalho, apontam para esta necessidade, a fim de efetivar as mudanças referentes aos costumes e conhecimentos culturais relativos à preservação e conservação do meio ambiente.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]
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