Análise das percepções de docentes e discentes sobre educação ambiental a partir da alfabetização científica
Resumo
Este trabalho apresenta como a Educação Ambiental é trabalhada no ambiente es-colar, e de que modo a Alfabetização Científica contribui construtivamente para a realização deste processo. Tornando o próprio sujeito capaz de compreender os processos intrínsecos ocorrentes, e assim julgar-se capaz de interferir positiva e construtivamente em prol de seu semelhante. Esta investigação realizou-se entre os meses de setembro a novembro de 2013, por meio da aplicação de questionários com os alunos das 8as séries e professores de quatro escolas do município de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Os questionários diferenciavam-se em algu-mas questões entre docentes e discentes, compostos ao total, respectivamente, por 25 e 20 questões cada um. Observou-se, através de suas análises, que muito ainda precisa ser feito a favor do corpo discente. Neste sentido, o papel da Educação Am-biental, equiparada pela Alfabetização Científica é construir um desenvolvimento sustentável para toda a sociedade. Sendo que esta demonstrou ser uma das formas mais eficientes de concretizar esse grande desejo. Pois, atingem-se resultados efi-cazes quando se relaciona a teoria com a prática. Além disso, diversas atitudes ne-cessitam imprescindivelmente partir do professor, como ser mediador do conheci-mento. Em virtude de diversos fatores, conclui-se que, muitos professores "estagnaram-se no tempo", não buscando assim novos cursos e programas de aprendizagem para aperfeiçoarem os seus conhecimentos. Apesar destes empecilhos, sabe-se que muito não depende só da "boa vontade" dos professores. Ora , se as instâncias superiores governamentais cumprissem com os seus devidos deveres, grande parte do desfecho desta história seria bem diferente.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]