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dc.contributor.advisorNishijima, Toshio
dc.creatorTadiello, Rafaela Bressan
dc.date.accessioned2015-05-13T12:49:44Z
dc.date.available2015-05-13T12:49:44Z
dc.date.issued2013-12-20
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/802
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis paper presents how environmental education is crafted in escollar environment, and how the Scientific Literacy contributes constructively to complete this process. Making the subject himself can understand the intrinsic processes occurring, and thus be able to judge positively and constructively interfere towards his fellow man. This research was carried out between September and November 2013, through the application of questionnaires to students and teachers of the 8th series of four schools in the municipality of Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil. The questionnaires differed between teachers and students, the total compounds, respec-tively, by 25 and 20 questions each. We observed, through their analysis that much remains to be done in favor of the student body. In this sense, the role of Environ-mental Education, Scientific Literacy is treated by a sustainable development for the whole society. And this proved to be one of the most efficient ways to achieve this great desire. For effective results are attained when relating theory to practice. In ad-dition, various attitudes indispensably need from the teacher as mediator be knowledge. Due to various factors, it is concluded that many teachers "stagnated in time", thus not seeking new courses and learning programs for enhancing their knowledge. Despite these obstacles, it is known that much depends not only on the "goodwill" of teachers. However, if government higher authorities comply with their obligations owed much of the outcome of this story would be very different.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectAlfabetização científicapor
dc.subjectNatureza da ciênciapor
dc.subjectConcepções préviaspor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.titleAnálise das percepções de docentes e discentes sobre educação ambiental a partir da alfabetização científicapor
dc.title.alternativeAnalysis of the perceptions of teachers and students about environmental education from the study of Nature of Scienceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta como a Educação Ambiental é trabalhada no ambiente es-colar, e de que modo a Alfabetização Científica contribui construtivamente para a realização deste processo. Tornando o próprio sujeito capaz de compreender os processos intrínsecos ocorrentes, e assim julgar-se capaz de interferir positiva e construtivamente em prol de seu semelhante. Esta investigação realizou-se entre os meses de setembro a novembro de 2013, por meio da aplicação de questionários com os alunos das 8as séries e professores de quatro escolas do município de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Os questionários diferenciavam-se em algu-mas questões entre docentes e discentes, compostos ao total, respectivamente, por 25 e 20 questões cada um. Observou-se, através de suas análises, que muito ainda precisa ser feito a favor do corpo discente. Neste sentido, o papel da Educação Am-biental, equiparada pela Alfabetização Científica é construir um desenvolvimento sustentável para toda a sociedade. Sendo que esta demonstrou ser uma das formas mais eficientes de concretizar esse grande desejo. Pois, atingem-se resultados efi-cazes quando se relaciona a teoria com a prática. Além disso, diversas atitudes ne-cessitam imprescindivelmente partir do professor, como ser mediador do conheci-mento. Em virtude de diversos fatores, conclui-se que, muitos professores "estagnaram-se no tempo", não buscando assim novos cursos e programas de aprendizagem para aperfeiçoarem os seus conhecimentos. Apesar destes empecilhos, sabe-se que muito não depende só da "boa vontade" dos professores. Ora , se as instâncias superiores governamentais cumprissem com os seus devidos deveres, grande parte do desfecho desta história seria bem diferente.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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