Desafios e metas da gestão educacional: uma abordagem sobre a formação continuada do magistério na escola pública
Abstract
A educação é item primordial para a formação humana e cidadã e, em se tratando de ambientes específicos destinados à educação, como as instituições de Ensino Fundamental e Médio, destacamos a importância do papel de uma gestão educacional reflexiva, crítica e ciente das necessidades da comunidade escolar. Nesta perspectiva, este trabalho tem por objetivo averiguar de que maneira os gestores podem possibilitar, aos docentes, uma reflexão sobre a necessidade da busca por formação continuada. Dentro desse objetivo geral, propomo-nos a discutir as questões que inibem essa busca, analisar o posicionamento dos gestores e dos docentes frente a esta temática e apresentar possíveis alternativas para que, no âmbito desta pesquisa, tanto gestores como professores, repensem alguns posicionamentos e priorizem outros. Neste estudo, aliamos a pesquisa bibliográfica à pesquisa de campo com vistas a, em um primeiro momento, fazer o levantamento de subsídios teóricos acerca da temática abordada para que estes sirvam de base ao segundo momento, que será a pesquisa de campo, a qual foi aplicado um questionário contendo 17 questões fechadas a 37 docentes e ao gestor da Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo de Restinga Sêca, RS, para que haja um conhecimento de como está funcionando o processo de formação continuada de professores. Sendo assim, esta investigação justifica-se ao possibilitar maior reflexão acerca da importância do papel da gestão educacional no processo ensino e aprendizagem, uma vez que deve possibilitar oportunidades e motivação para que o corpo docente busque por formação continuada.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1013]