dc.contributor.advisor | Ourique, João Luis Pereira | |
dc.creator | Schio, Simara Saquet | |
dc.date.accessioned | 2015-05-13T15:14:04Z | |
dc.date.available | 2015-05-13T15:14:04Z | |
dc.date.issued | 2013-11-29 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/807 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | Education is key item for the human and citizen formation, and when it comes to specific environments for education, such as institutions of primary and secondary education, we highlight the important role of a reflective, critical and aware educational management of the needs of the school group. In this perspective, this study aims to investigate how managers can enable, for teachers, a reflection about the need to search for continuing education. Within this overall objective, we propose to discuss the issues that inhibit this search, analyze the position of managers and teachers face to this issue and present possible alternatives so that, within this research, both managers as teachers rethink some positions and prioritize other. In this study, we combined the literature to the field research with a view to, at first, to survey theoretical support about the theme addressed so that they serve as a basis for the second phase, which will be the fieldwork, which was applied a questionnaire containing 17 closed questions to 37 teachers and the manager of theh School Erico Verissimo in Restinga Seca RS, so there is a knowledge of how is working the process of continuing education of teachers.Thus, this research is justified to enable greater reflection about the importance of the role of educational management in the teaching and learning process, since it should allow opportunities and motivation for both groups of managers and teachers to seek continuing education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Docentes | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.title | Desafios e metas da gestão educacional: uma abordagem sobre a formação continuada do magistério na escola pública | por |
dc.title.alternative | Challenges and goals of educational management: a focus on the continuing education of teaching in public school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A educação é item primordial para a formação humana e cidadã e, em se tratando de ambientes específicos destinados à educação, como as instituições de Ensino Fundamental e Médio, destacamos a importância do papel de uma gestão educacional reflexiva, crítica e ciente das necessidades da comunidade escolar. Nesta perspectiva, este trabalho tem por objetivo averiguar de que maneira os gestores podem possibilitar, aos docentes, uma reflexão sobre a necessidade da busca por formação continuada. Dentro desse objetivo geral, propomo-nos a discutir as questões que inibem essa busca, analisar o posicionamento dos gestores e dos docentes frente a esta temática e apresentar possíveis alternativas para que, no âmbito desta pesquisa, tanto gestores como professores, repensem alguns posicionamentos e priorizem outros. Neste estudo, aliamos a pesquisa bibliográfica à pesquisa de campo com vistas a, em um primeiro momento, fazer o levantamento de subsídios teóricos acerca da temática abordada para que estes sirvam de base ao segundo momento, que será a pesquisa de campo, a qual foi aplicado um questionário contendo 17 questões fechadas a 37 docentes e ao gestor da Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo de Restinga Sêca, RS, para que haja um conhecimento de como está funcionando o processo de formação continuada de professores. Sendo assim, esta investigação justifica-se ao possibilitar maior reflexão acerca da importância do papel da gestão educacional no processo ensino e aprendizagem, uma vez que deve possibilitar oportunidades e motivação para que o corpo docente busque por formação continuada. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |