Gestão democrática: a participação dos pais nas atividades politico-administrativas e pedagógicas da Escola Estadual de Ensino Médio Menino Jesus de Jacuizinho/RS
Abstract
O presente trabalho teve por objetivo identificar as ações da gestão escolar no que se
refere à efetivação da gestão democrática, e aos espaços proporcionados por
instrumentos e recursos especificados nos documentos pertinentes e nas ações
cotidianas que asseguram a participação dos pais nas atividades da Escola Estadual
de Ensino Médio Menino Jesus de Jacuizinho/RS. A pesquisa, do tipo documental e
descritiva, numa abordagem qualitativa, teve questionários com perguntas
previamente formuladas, aplicados à diretora da escola, à coordenadora pedagógica,
à orientadora educacional, a nove professores, três funcionários e a dezenove pais
de alunos. A gestão democrática, de acordo com a legislação pertinente, esteve em
análise, bem como os instrumentos e recursos para participação então disponível no
ambiente educacional. No questionário, buscou-se entender a visão dos profissionais
e dos pais, no que se refere à gestão participativa e espaços proporcionados,
comprometimento e responsabilidades dos envolvidos nos processos. A análise das
respostas leva a considerar que há pontos negativos, a serem repensados e
reorganizados, os quais não atendem à efetivação de uma gestão educacional
democrática. Avaliar continuamente o trabalho e ações do cotidiano escolar, com a
participação dos pais e dos demais segmentos, é uma práxis que rotineiramente deve
acompanhar o trabalho de uma gestão democrática.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1003]