dc.contributor.advisor | Krüger, Leonardo Germano | |
dc.creator | Oliveira, Jaqueline Konzen de | |
dc.date.accessioned | 2015-05-13T15:29:37Z | |
dc.date.available | 2015-05-13T15:29:37Z | |
dc.date.issued | 2013-11-30 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/809 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to identify the actions of educational management, with regard to the
effectiveness of democratic management, and the spaces provided for tools and
resources specified in the relevant documents and in everyday actions that ensure the
participation of parents in the activities of the Escola Estadual de Ensino Médio
Menino Jesus de Jacuizinho/RS. The research, documentary and descriptive, a
qualitative approach, with questionnaires had previously formulated questions,
applied to the principal of the school, the educational coordinator, the guidance
counselor, nine teachers, three officers and nineteen parents of students. The
democratic management, in accordance with the relevant legislation was under
consideration as well as the tools and resources then available to participate in the
educational environment. In the questionnaire, we sought to understand the views of
professionals and parents with regard to participatory management and the spaces
provided, commitment and responsibilities involved in the processes. The analysis of
responses leads to the conclusion that there are negative points to be rethought and
reorganized, which do not meet the realization of a democratic educational
management. Continuously evaluate the work and actions of everyday school life,
with the participation of parents and other segments, is a practice that should routinely
monitor the work of a democratic management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Família | por |
dc.title | Gestão democrática: a participação dos pais nas atividades politico-administrativas e pedagógicas da Escola Estadual de Ensino Médio Menino Jesus de Jacuizinho/RS | por |
dc.title.alternative | Democratic management: the involvement of parents in political activities administrative and educational Escola Estadual de Ensino Médio Menino Jesus of Jacuizinho/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve por objetivo identificar as ações da gestão escolar no que se
refere à efetivação da gestão democrática, e aos espaços proporcionados por
instrumentos e recursos especificados nos documentos pertinentes e nas ações
cotidianas que asseguram a participação dos pais nas atividades da Escola Estadual
de Ensino Médio Menino Jesus de Jacuizinho/RS. A pesquisa, do tipo documental e
descritiva, numa abordagem qualitativa, teve questionários com perguntas
previamente formuladas, aplicados à diretora da escola, à coordenadora pedagógica,
à orientadora educacional, a nove professores, três funcionários e a dezenove pais
de alunos. A gestão democrática, de acordo com a legislação pertinente, esteve em
análise, bem como os instrumentos e recursos para participação então disponível no
ambiente educacional. No questionário, buscou-se entender a visão dos profissionais
e dos pais, no que se refere à gestão participativa e espaços proporcionados,
comprometimento e responsabilidades dos envolvidos nos processos. A análise das
respostas leva a considerar que há pontos negativos, a serem repensados e
reorganizados, os quais não atendem à efetivação de uma gestão educacional
democrática. Avaliar continuamente o trabalho e ações do cotidiano escolar, com a
participação dos pais e dos demais segmentos, é uma práxis que rotineiramente deve
acompanhar o trabalho de uma gestão democrática. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |