Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarques, Iuri Lammel
dc.creatorLeão, Tiele da Rosa
dc.date.accessioned2015-05-19T15:31:46Z
dc.date.available2015-05-19T15:31:46Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/819
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe technologies are increasingly growing within the school, but it is necessary for the teacher to plan and execute educational activities that explore these technologies creatively. From this motivation, we developed an activity in an elementary school in which digital tools were utilized with the goal of encouraging students to get to know the neighborhood where the school is located. This article aims to describe the development and present the results of a project carried out in a class of fourth year of Municipal Elementary School Dinah Néri Pereira, located in Noêmia, largest neighborhood in the city of Cachoeira do Sul (RS). Three tours were conducted across the neighborhood, so that students could search for information and collect relevant data on the history and daily life of the neighborhood. Various technological resources were used for this task: the digital camera to visually record data, the internet to research, the phone for recording interviews and the computer for processing the collected data. Thus, learning happened collectively among students, since they had freedom and autonomy to carry out the activity.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectMídiaspor
dc.subjectOralidadepor
dc.titleAs mídias como suporte do desenvolvimento escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoAs tecnologias estão cada vez mais dentro da escola, porém é necessário que o professor planeje e execute ações educativas que explorem estas tecnologias de forma criativa. A partir desta motivação, foi desenvolvida uma atividade em uma escola de Ensino Fundamental em que foram utilizadas ferramentas digitais com o objetivo de incentivar os alunos a conhecerem o bairro onde a escola está inserida. O presente artigo tem por finalidade descrever o desenvolvimento e apresentar os resultados de um projeto executado em uma turma de quarto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dinah Néri Pereira, localizada no bairro Noêmia, maior bairro da cidade de Cachoeira do Sul (RS). Foram realizados três passeios pelo bairro, para que os alunos pudessem pesquisar por informações e coletar dados relevantes sobre a história e o cotidiano do bairro. Foram utilizados vários recursos tecnológicos entre eles: a máquina fotográfica para registro visual, a internet para pesquisa, o celular para gravação de entrevistas e o computador para o processamento das informações coletadas. Assim, a aprendizagem aconteceu de forma coletiva entre os alunos, já que os mesmos possuíam liberdade e autonomia para a realização da atividade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples