O marketing de rede como estratégia para o desenvolvimento sustentável
Resumo
O terceiro setor do Brasil é um setor com grande potencial de crescimento, porém
devido à má gestão realizada, as Organizações Não-Governamentais acabam
utilizando os recursos arrecadados apenas para sua sobrevivência. Desta forma, o
investimento realizado para desenvolver o setor acaba sendo usado para
manutenção das Organizações Não-Governamentais. Mesmo com o apoio do
primeiro setor, Estado e do segundo setor, empresas privadas, as organizações
pertencentes ao terceiro setor não se estruturam e automaticamente perdem
credibilidade perante a comunidade e sociedade, pois passam a imagem de
organizações amadoras, desta forma, perdendo um potencial aliado a investir no
setor, o individuo da sociedade. O Marketing de rede é uma estratégia de marketing
derivada da venda direta, diferenciando-se apenas na forma de compensação de
seus distribuidores independentes. Esta estratégia quando aplicada de forma ética e
eficiente, resulta em uma grande expansão de mercado das empresas, bem como
um grande crescimento nas questões financeiras da organização. Através da teoria,
mais especificamente da cadeia de valor social, identificou-se que esta estratégia de
marketing aplicada no terceiro setor, poderá ser uma forma de promoção do
desenvolvimento sustentável. Então, nesta pesquisa buscou-se analisar se o
marketing de rede pode tornar-se uma estratégia para o aumento de arrecadação
das Organizações Não-Governamentais pertencentes à Rede Ação das
Organizações Sociais de Santa Maria/RS. Todo este processo através de uma
empresa a ser registrada, a Marketing de Rede Ação (MRA). Durante o período de
criação e busca da implementação do projeto, realizou-se uma pesquisa de
mercado, inclusa no plano de marketing elaborado, onde identificou os caminhos
para sensibilizar a comunidade local em relação ao terceiro setor, assim criando
estratégias de ação para o sucesso do projeto.
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