Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVizzotto, Juliana Kaizer
dc.creatorSperoni, Katiane Sefrin
dc.date.accessioned2015-05-22T12:15:53Z
dc.date.available2015-05-22T12:15:53Z
dc.date.issued2014-07-12
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/824
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe present study describes the articles published in the databases of the Virtual Health Library, Lilacs, SciELO and Bdenf that address the use of media resources in distance education in nursing in Brazil, between 2011 and 2013. How methodological approach, we adopted a narrative review of the literature the following steps: identification of the topic and research question to conduct the review; establishment of criteria for inclusion and exclusion of articles; definition of the necessary information; evaluation of full texts; and interpretation of results and the conclusion. As results were found 16 publications which are divided into the following categories: Development of disciplines in Virtual Learning Environments, software, and hypermedia sites, chats and forums and teleconferences and web conferences. We conclude that distance education is growing in Brazil, as well as the production of media resources developed and used for teaching purposes in undergraduate, postgraduate and continuing education in nursing, which becomes very important trace methodological path to be followed when developing a media resource for educational purposes.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEaD (Educação a Distância)por
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEducation distanceeng
dc.subjectNursingeng
dc.titleRecursos midiáticos na educação à distância em enfermagem: uma revisão narrativa da literaturapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD
dc.description.resumoO presente estudo objetivou descrever os artigos publicados nas bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde, Lilacs, Scielo e Bdenf que abordam à utilização de recursos midiáticos na educação à distância na área da enfermagem no Brasil, entre os anos de 2011 e 2013. Como caminho metodológico, adotou-se uma revisão narrativa da literatura seguindo os seguintes passos: identificação do tema e questão de pesquisa para realização da revisão; estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão dos artigos; definição das informações necessárias; avaliação dos textos na íntegra; e interpretação dos resultados e a conclusão. Como resultados encontraram-se 16 publicações onde se dividem nas seguintes categorias: Desenvolvimento de disciplinas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Softwares, hipermídias e sites, Chats e fóruns e Teleconferências e Webconferências. Conclui-se que a educação à distância vem crescendo no Brasil, bem como a produção dos recursos midiáticos desenvolvidos e utilizados para fins didáticos no ensino de graduação, pós-graduação e educação permanente na área da enfermagem, o que se torna de grande importância traçar o caminho metodológico a ser seguido ao desenvolver um recurso midiático para fins educacionais.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples