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dc.contributor.advisorKoff, Lucia Bernadete Fleig
dc.creatorSantos, Julia Gabrieli Schmidt
dc.date.accessioned2015-05-25T13:59:04Z
dc.date.available2015-05-25T13:59:04Z
dc.date.issued2013-11-29
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/830
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractOn this qualitative research, Case Studies, the subjects are seven teachers and four employees of a municipal school of basic education of Humaita City, Rio Grande do Sul. With survey objectified to know the traversed ways in building the Educational Politic Project of the present school, it seeked also to know about scholar community participation in this trajectory, as well as the importance this one has on diary work at school. It is a bibliographic research that brings as guiding line a teorical referential about the relations of this project with the scholar community, expressed by a participative conception of education and society. At this meaning, it concluded that the participative and collective work is extremely important for building the PPP, such only when everybody participates and feel responsible and committed with the same one, we can have a democratic and participative management having the Educational Politic Project as one of the main tools of Scholar Management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleO projeto político pedagógico como ferramenta da gestão escolar democráticapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Pasos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa objetiva conhecer os caminhos percorridos na construção do Projeto Político Pedagógico de uma escola municipal de ensino básico do município de Humaitá, Rio Grande do sul, nesta pesquisa qualitativa, Estudo de Caso, os sujeitos são sete professores e quatro funcionários. Por meio de questionário, procurou-se também saber a participação da comunidade escolar neste percurso, bem como a importância que o mesmo tem no trabalho diário na escola. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que traz como linha norteadora um referencial teórico sobre as relações desse projeto com a comunidade escolar, expressados por uma concepção participativa de educação e sociedade. Nesse sentido, concluiu-se que o trabalho coletivo e participativo é de fundamental importância para a construção do PPP, pois somente quando todos participam, sentem-se responsáveis e comprometidos com o mesmo. Desta forma, podemos garantir a construção de uma gestão democrática e participativa, tendo o Projeto Político Pedagógico como uma das principais ferramentas da Gestão Escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [934]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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