dc.contributor.advisor | Menezes, Eliana da Costa Pereira de | |
dc.creator | Morales, Daniela dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2015-05-26T14:49:12Z | |
dc.date.available | 2015-05-26T14:49:12Z | |
dc.date.issued | 2007-12-01 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/838 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | This paper is going to coment as it happened the inclusion process of the
mental disability in the final of the elementary school during the year of the 2006. It is
the purpose analyse the inclusion proces of the pupil. Identifying possibilities and
restriction this inclusion process. For this subject was done interview with teachers
that worked with the same in the school, that is located in the São João do Polêsine
city. It was done reading about inclusion and resource room for joins of the teacher's
opinions. After the dislussions that it is here we suggest that we can notice,
nevertheless it has been live, still it expressive aspects, it has been thought about
regarding to a inclusion in the final elementery, it believes that school achieved to
establish the expressive association between your teachers who there is guarantee
movement of the school for development about bargain and development pratical
with thw analyse pupil. In this proposct the search through agreement with
association can it has been lave, it has continued, with it purpose the suggest the
pupil’s leaner for the pupils can make away in consideration of inclusion school.
Keys – word: Inclusion; Resource Room; Elementary School, Final Years. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Salas de recursos | por |
dc.subject | Anos finais | por |
dc.title | Inclusão nos anos finais, o que estamos fazendo? | por |
dc.title.alternative | Inclusion at the final years, what are we doing? | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial, EaD | por |
dc.description.resumo | Neste estudo apresentamos uma discussão sobre o processo de inclusão de um aluno com deficiência mental nos anos finais do Ensino Fundamental durante o ano letivo de 2006. Procuramos analisar o processo de inclusão do aluno, identificando as possibilidades e limitações deste processo de inclusão. Para tanto foram realizadas entrevistas com os professores que trabalharam com o mesmo na escola, que se localiza na cidade de São João do Polêsine/RS. Foram realizadas leituras referentes à inclusão e sala de recursos para ligar às falas dos professores. Após as discussões que aqui nos propomos podemos perceber que apesar de existirem ainda aspectos significativos a serem repensados com relação a inclusão nas séries finais, acredita-se que a escola conseguiu estabelecer uma parceria significativa
entre seus professores o que garantiu o movimento da escola para a melhora na oferta das práticas desenvolvidas com o aluno em questão. Nessa perspectiva, a busca pelo estabelecimento desta parceria deve continuar existindo, tendo como propósito proporcionar a aprendizagem dos alunos para que assim possamos caminhar efetivamente em direção a construção de uma escola inclusiva. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |