dc.contributor.advisor | Menezes, Eliana da Costa Pereira de | |
dc.creator | Munhoz, Cristiane Haygert | |
dc.date.accessioned | 2015-05-27T12:22:27Z | |
dc.date.available | 2015-05-27T12:22:27Z | |
dc.date.issued | 2007-11-23 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/840 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007. | por |
dc.description | Título alterado para: As relações entre sujeito com necessidades especiais, família e sociedade | |
dc.description.abstract | This article seeks to discuss the role of the family and school in the inclusion of
students with special needs, based on the concept that the family is constituted as
the main institution responsible for the actions of his son. In addition school, the
student, with the guidance of professionals and the family, may acquire professional
competence and personal. The study is intended to problematize the importance of
the family and society in the inclusion of students with special educational needs in
mainstream education, to those interested in education as a right of everyone,
without discrimination, which must be respected. Reflecting on inclusion requires
analysis of specific situations, changing positions, trying to develop differentiated
levels that may go beyond the information. Because, contrary to what is believed, all
students are "different" and as such should be treated differently to fit their needs. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Necessidades | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.title | O papel da família e da sociedade na inclusão de alunos com necessidades especiais | por |
dc.title.alternative | Role of family and society in the inclusion of students with special needs | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | São Borja, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos | por |
dc.description.resumo | Este artigo busca discutir o papel da família e da escola na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, partindo da concepção de que a família se constitui como a principal instituição responsável pelas ações do seu filho. Na inclusão escolar, o aluno, com a orientação dos profissionais e da família, poderá adquirir competência profissional e pessoal. O estudo tem o objetivo de problematizar a importância da família e da sociedade na inclusão de alunos com necessidade educacionais especiais no ensino regular, aos que se interessam pela educação como um direito de todos, sem discriminação, que precisa ser respeitado. Refletir sobre inclusão requer análise de situações concretas, mudando posturas,
procurando desenvolver níveis diferenciados que possam ir além da informação. Pois, ao contrário do que se acreditava, todos os alunos são "diferentes" e como tais devem ter tratamento diferenciado para atender suas necessidades. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |