Entre os caminhos da inclusão as práticas se modificam. E a avaliação como fica?
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo investigar e refletir sobre a avaliação como prática pedagógica desenvolvida em uma escola da rede pública de Pelotas. Estes aspectos são de extrema importância para uma prática inclusiva, e por esse motivo esta pesquisa investigará os processos de ensino-aprendizagem, priorizando a avaliação, que é ainda hoje considerada um fim e não um meio de trabalho, e pouco entendida por parte dos professores de modo geral. Muitas dúvidas são constantes no que se refere à prática de avaliação, principalmente quando temos alunos com déficit cognitivo incluídos em todas as turmas da escola. Desse modo, faz-se necessário começar a enriquecer as atividades e as relações pedagógicas com ações prioritárias para romper com o fracasso escolar, pois que todos, independente do grau de dificuldade, ou deficiência possam aprender, superando assim suas dificuldades. Não basta a inclusão física das crianças que apresentam dificuldades e déficit cognitivo, é preciso também uma mudança de paradigma, principalmente em relação a avaliação, para que a inclusão realmente aconteça.