Reflexões sobre as concepções democráticas e a gestão escolar
Abstract
A temática central desta pesquisa procurou levar em consideração a Gestão democrática nas escolas do município de São Pedro das Missões, localizado ao norte do Estado do Rio Grande do Sul. Para isso, a pesquisa objetiva analisar as interfaces da gestão democrática escolar e seus influxos na formação do educando em relação à aquisição de seu conhecimento no meio educacional. Para problematizar essa temática, pergunta-se: em que medida a gestão pode promover a formação crítica e cidadã de seus sujeitos tendo como base os conceitos de gestão democrática e escolar? Sendo assim, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, o qual participaram 06 colaboradores entre duas escolas, e um colaborador da Secretaria Municipal de Educação, sendo ele o Secretário Municipal de Educação. Aplicaram-se aos colaboradores questões abertas, que disponibilizaram uma melhor compreensão do que se questionava. Das reflexões dos referenciais teóricos investigados e da entrevista realizada, evidencia-se que os sujeitos participantes da pesquisa reconhecem que a aproximação da gestão escolar aos princípios democráticos, torna possível ampliar o entendimento de que a participação de toda a comunidade escolar alarga os leques do campo escolar. O alcance dessa compreensão se dá na medida em que todos buscam participar do cotidiano da escola, seja em sua esfera administrativa, financeira ou pedagógica, tendo em vista a ampliação dos projetos da escola voltados para a promoção da cidadania.
Collections
- Gestão Pública - EaD [365]