Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLudwig, Cristiane
dc.creatorMarques, Patrícia
dc.date.accessioned2015-06-02T15:12:07Z
dc.date.available2015-06-02T15:12:07Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/852
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso deEspecialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe core issue of this research takes into consideration the democratic management in some schools of São Pedro das Missões, a city located in the north of Rio Grande do Sul State. For this, the research aims to analyze the interfaces of democratic school management and its influence on the formation of the students in relation to their acquisition of knowledge in the educational environment. To discuss this issue, one question arises: to what extent management can promote a critical and citizen formation of their subjects based on the concepts of democratic and school management? Therefore, we developed a qualitative research of a type case study, which involved 06 employees between the two schools, and a contributor to the Municipal Education Department, being the Municipal Secretary of Education. It was applied to employees some open questions that have provided a better understanding of what was questioned. Through the reflections about the theoretical support investigated and the conducted interview, it becomes clear that the subjects in the study recognized that the approach of school management to democratic principles, makes it possible to enlarge the understanding that the participation of the entire school community extends the folding fans from the field school. The scope of this understanding happens in that all seek to participate in the school´s daily life, whether in its administrative, financial or educational sphere, in view of the expansion of school projects aimed at promoting citizenship.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectDemocraciapor
dc.titleReflexões sobre as concepções democráticas e a gestão escolarpor
dc.title.alternativeReflections on the democratic conceptions and schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA temática central desta pesquisa procurou levar em consideração a Gestão democrática nas escolas do município de São Pedro das Missões, localizado ao norte do Estado do Rio Grande do Sul. Para isso, a pesquisa objetiva analisar as interfaces da gestão democrática escolar e seus influxos na formação do educando em relação à aquisição de seu conhecimento no meio educacional. Para problematizar essa temática, pergunta-se: em que medida a gestão pode promover a formação crítica e cidadã de seus sujeitos tendo como base os conceitos de gestão democrática e escolar? Sendo assim, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, o qual participaram 06 colaboradores entre duas escolas, e um colaborador da Secretaria Municipal de Educação, sendo ele o Secretário Municipal de Educação. Aplicaram-se aos colaboradores questões abertas, que disponibilizaram uma melhor compreensão do que se questionava. Das reflexões dos referenciais teóricos investigados e da entrevista realizada, evidencia-se que os sujeitos participantes da pesquisa reconhecem que a aproximação da gestão escolar aos princípios democráticos, torna possível ampliar o entendimento de que a participação de toda a comunidade escolar alarga os leques do campo escolar. O alcance dessa compreensão se dá na medida em que todos buscam participar do cotidiano da escola, seja em sua esfera administrativa, financeira ou pedagógica, tendo em vista a ampliação dos projetos da escola voltados para a promoção da cidadania.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Pública - EaD [307]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública - EaD

Mostrar registro simples