dc.contributor.advisor | Jaeger, Angelita Alice | |
dc.creator | Joras, Pamela Siqueira | |
dc.date.accessioned | 2015-06-09T15:34:08Z | |
dc.date.available | 2015-06-09T15:34:08Z | |
dc.date.issued | 2014-03-27 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/856 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | The School Physical Education has been playing rules and different behaviors of boys and girls , children in playful environment attribute significance and meaning to the play and the play , using gestures and attitudes , descriptions and characteristics of their groups , giving them representations of masculinities and related to femininity in this sense these search through study of Cultural Studies analyzing manuals , books and almanacs games and play for Physical Education . 4 books of different historical periods were selected , the survey data for material selection occurred in schools in the municipal and state public sphere and a private school for the data analysis used the content analysis . It was concluded that although they refer to different historical contexts gender representations are still far from achieving equity, textuality , images, typesetting and language are still predominantly male , it is concluded that the references need to reformulate as the training curriculum in Physical Education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Livros | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Estudos culturais | por |
dc.title | Jogos e brincadeiras: uma análise das relações de gênero através dos estudos culturais | por |
dc.title.alternative | Games and activities: an analysis of gender relations through cultural studies | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | A Educação Física Escolar vem reproduzindo normas e comportamentos diferenciados de meninos e meninas, no ambiente lúdico as crianças atribuem sentidos e significados ao brincar e ao jogar, através de gestos e atitudes, descrições e características de seus grupos, conferindo-lhes representações de masculinidades e de feminilidades referentes, nesse sentido esses estudo busca através dos Estudos Culturais analisar manuais, livros e almanaques de jogos e brincadeiras para Educação Física. Foram selecionados 4 livros de diferentes períodos históricos, o levantamentos dos dados para seleção do material ocorreu em escolas da esfera pública municipal e estadual e de uma escola particular, para a inferência dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Concluiu-se que apesar de se referirem a contextos históricos diferentes as representações de gênero ainda estão longe de alcançar uma equidade, a textualidade de imagens, composição gráfica e linguagem ainda são predominantemente referidas a masculinidade referente, conclui-se que os referencias precisam de reformulações assim como o currículo de formação em Educação Física, perpassando por politicas públicas semelhantes a de países como Portugal e EUA que atingem também a esfera editorial e politica. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |