dc.contributor.advisor | Hattge, Morgana Domênica | |
dc.creator | Cassol, Ana Delise Claich | |
dc.date.accessioned | 2015-06-10T14:38:09Z | |
dc.date.available | 2015-06-10T14:38:09Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/861 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Geografia | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.title | Inclusão social nas diferentes práticas pedagógicas dentro da geografia | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Passo Fundo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Durante muito tempo o ensino de Geografia esteve ligado à descrição da paisagem, não oferecendo condições para que o aluno pudesse compreender a realidade em suas múltiplas relações e perceber-se como ser atuante e transformador dessa realidade. O saber geográfico era alheio ao aluno. Por essa razão, o ensino de geografia esteve muitas vezes subjugado a patamares de menor importância. A realidade do educando não era levada em consideração no planejamento escolar. Ao passar dos anos a Geografia vem passando por profundas transformações e já se insere no mundo da inclusão, onde alunos com Necessidades Educativas Especiais têm oportunidades de participar das descobertas proporcionadas por essa disciplina. Assim estabelece-se uma nova relação entre a sociedade, o trabalho e a natureza na produção do espaço geográfico, pois, atualmente, a geografia está vinculada a outros campos do saber com um caráter interdisciplinar que é dado ao seu encaminhamento pedagógico ¸tornando possível incluir alunos com Necessidades Educativas Especiais com o fazer geográfico. O objetivo deste trabalho é o de refletir sobre a Inclusão de educandos com Necessidades Educativas Especiais nas diferentes práticas pedagógicas e ficou evidente ao concluir a pesquisa que a geografia está muito além dos livros didáticos, esta no dia-a-dia do cidadão, nas tarefas do cotidiano do professor, na vivencia do aluno na sociedade local e cultural. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |