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dc.contributor.advisorHattge, Morgana Domênica
dc.creatorCassol, Ana Delise Claich
dc.date.accessioned2015-06-10T14:38:09Z
dc.date.available2015-06-10T14:38:09Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/861
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.titleInclusão social nas diferentes práticas pedagógicas dentro da geografiapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Passo Fundo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoDurante muito tempo o ensino de Geografia esteve ligado à descrição da paisagem, não oferecendo condições para que o aluno pudesse compreender a realidade em suas múltiplas relações e perceber-se como ser atuante e transformador dessa realidade. O saber geográfico era alheio ao aluno. Por essa razão, o ensino de geografia esteve muitas vezes subjugado a patamares de menor importância. A realidade do educando não era levada em consideração no planejamento escolar. Ao passar dos anos a Geografia vem passando por profundas transformações e já se insere no mundo da inclusão, onde alunos com Necessidades Educativas Especiais têm oportunidades de participar das descobertas proporcionadas por essa disciplina. Assim estabelece-se uma nova relação entre a sociedade, o trabalho e a natureza na produção do espaço geográfico, pois, atualmente, a geografia está vinculada a outros campos do saber com um caráter interdisciplinar que é dado ao seu encaminhamento pedagógico ¸tornando possível incluir alunos com Necessidades Educativas Especiais com o fazer geográfico. O objetivo deste trabalho é o de refletir sobre a Inclusão de educandos com Necessidades Educativas Especiais nas diferentes práticas pedagógicas e ficou evidente ao concluir a pesquisa que a geografia está muito além dos livros didáticos, esta no dia-a-dia do cidadão, nas tarefas do cotidiano do professor, na vivencia do aluno na sociedade local e cultural.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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