Especialização em Educação Física Escolar no CEFD/UFSM: tensionamentos entre teoria e prática
Resumo
Este estudo está pautado na identificação das práticas pedagógicas do professor de Educação Física no cotidiano da escola a partir de sua Formação Continuada, considerando a relação com a produção do conhecimento do curso de Especialização em Educação Física Escolar da UFSM, reconhecendo o processo de formação continuada a partir das relações expressas entre o seu Projeto Político Pedagógico e as perspectivas de seus egressos. Como ponto de partida objetivou identificar quais as motivações e demandas dos professores de Educação Física inseridos no contexto da escola para a sua Formação Continuada em Educação Física Escolar, caracterizando as possíveis contribuições do respectivo curso para a prática pedagógica do professor . Como ponto de chegada constituiu reflexões acerca de aproximações e distanciamentos efetivamente instituidos entre o processo de formação continuada e a prática pedagógica dos professores, apoiando-se como referencial metodológico nos estudos de Sanchez Gamboa (2002), que se refere ao esquema paradigmático, utilizando-se dos pressupostos ontológicos que remetem as concepções expressas por cada indivíduo, constituindo nesse estudo a concepção de Educação Física que se constitui através das suas narrativas.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]