Dificuldades de aprendizagem escolar em crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e impulsividade - TDAH
Visualizar/ Abrir
Data
2007-12-01Autor
Rosa, Iágara Cristina Velasques Vieira da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo abordou o tema - Dificuldades de Aprendizagem escolar em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Impulsividade - TDAH, desenvolvendo a pesquisa a partir de um estudo de caso numa Escola da Rede Estadual de Sant Ana do Livramento-RS. Assim, foi possível conhecer o "olhar e as atitudes" dos professores, especialistas e pais em relação a esse problema e identificar limites, bem como potencialidades da prática. É um tema relevante, pois muitas crianças com TDAH estão no dia-a-dia de nossas escolas apresentando inúmeras dificuldades em sua aprendizagem, muitas vezes chegando ao fracasso escolar que se revela através de reprovações , desinteresse pelas atividades e pela aprendizagem escolar, dificuldades de comportamento e relacionamento na escola , baixa auto-estima. O objetivo geral que norteou a pesquisa foi: Identificar as dificuldades de aprendizagem escolar em crianças com Transtorno do Déficit de Atenção, Hiperatividade e Impulsividade. E, objetivos específicos: avaliar as condições de aprendizagem oferecidas para o desenvolvimento de crianças com TDAH; e apontar as estratégias pedagógicas mais pertinentes no trato de crianças com TDAH. Consideramos que o primeiro passo a ser dado na tentativa de solucionar os problemas é verificar o que realmente está acontecendo. Essa primeira avaliação deve ser feita por um grupo dentro da escola, levando em consideração o comportamento do aluno em várias atividades e situações. O encaminhamento a profissionais especializados (médicos, terapeutas), para a obtenção do correto diagnóstico, bem como orientações acerca de estratégias e intervenções a serem usadas no trabalho com esse aluno proporcionam melhores condições para seu desenvolvimento e aprendizagem.