A educação física nos centros de atenção psicossocial em um município do sul do Brasil
Abstract
A reforma psiquiátrica teve como propósito dar fim aos antigos modelos manicomiais. A partir de então, as pessoas que sofrem com algum transtorno psíquico passaram a ter tratamento terapêutico, objetivando a sua reinserção social e resgate de cidadania. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) apresentam uma estrutura própria para esta nova era da saúde mental. O profissional de Educação Física é crucial neste cenário, pois através do exercício de sua profissão possibilita, além de outros benefícios, a qualidade de vida aos usuários que estão em tratamento. Desta forma, este estudo teve por objetivo descrever a realidade dos profissionais de Educação Física em relação aos CAPS em um município do sul do Brasil, desde a formação até o mercado de trabalho. A população do estudo foi composta pelos coordenadores dos CAPS, os coordenadores dos cursos de Educação Física - Bacharelado e pelos acadêmicos dos 6º semestres destes cursos. Os instrumentos utilizados foram uma entrevista estruturada para os coordenadores dos CAPS e um questionário para os acadêmicos. Foi solicitado aos coordenadores dos cursos o Projeto Pedagógico destes para análise de algumas disciplinas indicadas pelos acadêmicos e relacionadas à saúde pública/mental e SUS. A análise dos dados foi feita através do trabalho de categorias proposto por Minayo. Constatamos que os profissionais de Educação Física possuem pouca representação junto aos CAPS, falta conhecimento e interesse em relação à saúde pública por parte dos acadêmicos.