dc.contributor.advisor | Siluk, Ana Cláudia Pavão | |
dc.creator | Ávila, Karen Cristina Dias de | |
dc.date.accessioned | 2015-06-18T14:38:52Z | |
dc.date.available | 2015-06-18T14:38:52Z | |
dc.date.issued | 2009-11-21 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/878 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | Buscamos con este articulo investigar como eran las escuelas de la ciudad de Rivera-Uruguay antes de la llegada de la Laptop. En este contexto vimos la necedidad de saber si cambió la propuesta metodológica de los educadores. Para desarrollar el tema em estudio realizamos prácticas de observación, en el período de julio a agosto del 2009, una vez por semana, em dos grupos, en un cuarto año, constituido por treita niños entre nueve y diez años de edad, y en um quinto año constituido por niños de diez a once años de edad, pertenecientes a dos escuelas del estado localizadas em la periferia de la ciudad de Rivera. Para la colecta de dados fueron realizadas entrevistas por medio de un cuestoinario con preguntas hechas de forma directa a los profesores de los correspondientes grupos. Mediante la investigaciòn y las entrevistas realizadas
con estos educadores, observamos la importancia que le dan a la Laptop como recurso en suas prácticas pedagogicas. Estos educadores, destacan, que solamente algunos profesores usan la Laptop como um recurso metodológico en el aula, la causa del no uso, se debe al desconocimiento desta herramienta por la mayoria de los profesores. | spa |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Laptop | por |
dc.subject | Proposta metodológica | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.title | A escola antes e depois do Laptop | por |
dc.title.alternative | La escuela antes y despues de la Laptop | es |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação | por |
dc.description.resumo | Buscamos com este artigo investigar como eram as escolas da cidade de Rivera-Uruguai antes da chegada do Laptop. Neste contexto sentimos a necessidade de saber se mudou a proposta metodológica dos educadores. Para desenvolver o tema em estudo realizamos práticas de observação, no período de julho a agosto de 2009, uma vez por semana, em duas turmas, na quarta-série constituída por trinta crianças de nove a dez anos de idade, a na quinta-série constituída por vinte e cinco crianças de dez e onze anos de idade, pertencentes a duas escolas estaduais localizadas na periferia da cidade de Rivera. Na coleta de dados foram usadas também entrevistas por meio de um questionário com perguntas a serem realizadas de forma direta aos dois professores das correspondentes turmas. Percebemos a partir desta investigação, e durante as entrevistas realizadas com estes educadores, da importância para eles no uso do laptop como um recurso em suas práticas pedagógicas. Segundo estes educadores, somente, uma pequena parcela dos professores inseridos neste processo, percebe a necessidade do uso do laptop como um recurso metodológico em sala de aula, muito se deve ao desconhecimento desta ferramenta pela maioria dos professores. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |