Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSaldanha Filho, Matheus Francisco
dc.creatorAlves, Mathias Pinto de Castro
dc.date.accessioned2015-06-19T12:42:16Z
dc.date.available2015-06-19T12:42:16Z
dc.date.issued2009-08-26
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/880
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2009.por
dc.description.abstractAccording to recent studies, the soccer today is one of the spread sporting practices in national extent and that he/she needs to be analyzed in different scientific studies, once he/she reveals a confused net of meanings. A practice makes futsal in school games for the girls any phone headquarters of theme is constituted does present study, to treat of if of for of recent of conquest of an and still little studied should verify that the soccer has an important paper in the school and it should be seen as boys' form of socializing girls of and and not to be used as exclusion form, alienation, unjust macho of and, with of it happens of as the feminine soccer and mainly with girls. The present study has for objective to do an analysis with relationship participation of the the one of girls and of the schools in the modality futsal in school games promoted by public organs, all only in municipal phase. Analyzed of it will Be, enter in aspects of other, it happens of as a schools of of the one of participation of Santa Maria. RS in these events, which of and a feminine of participation. The study was accomplished a to leave of collection of one of files of in of data he/she makes year of 2005 a 2008 in the responsible public organs for the school games only in municipal phase. It was possible to observe that there was an increase in the participation of schools, although we believed that still that low increase of it is and already as a feminine of teams no futsal is a considerable increase in school games promoted by public organs. It was also found a larger participation so much any number of as of teams any number of schools in the games in growing order JEM, JESMA and any JERGS.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFutsal femininopor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectJogos escolarespor
dc.titleFutsal feminino em jogos escolares promovidos por órgãos públicospor
dc.title.alternativeFeminine Futsal in school games promoted by public organseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoConforme estudos recentes, o futebol hoje é uma das práticas esportivas mais difundidas em âmbito nacional e que precisa ser analisada em diferentes estudos científicos, uma vez que revela uma rede confusa de significados. A prática do futsal em jogos escolares pelas meninas constitui-se no tema central do presente estudo, por se tratar de uma conquista recente e ainda pouco estudada devemos verificar que o futebol tem um papel importante na escola e deve ser visto como forma de socializar meninos e meninas e não ser usado como forma de exclusão, alienação, injusta e machista, como acontece com o futebol feminino e principalmente com meninas. O presente estudo tem por objetivo fazer uma análise com relação à participação de meninas e das escolas na modalidade futsal em jogos escolares promovidos por órgãos públicos, todos somente em fase municipal. Será analisado, entre outros aspectos, como ocorre a participação das escolas de Santa Maria - RS nestes eventos, e qual a participação feminina. O estudo foi realizado a partir de uma coleta de dados em arquivos do ano de 2005 a 2008 nos órgãos públicos responsáveis pelos jogos escolares somente em fase municipal. Foi possível observar que houve um aumento na participação de escolas, embora acreditamos que ainda esse aumento é baixo e já quanto a equipes femininas no futsal é um aumento considerável em jogos escolares promovidos por órgãos públicos. Também foi encontrada uma participação maior tanto no número de equipes como no número de escolas nos jogos em ordem crescente JEM, JESMA e no JERGS.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples